Levantamentos confirmam marcos históricos, como a menor taxa de desemprego já registrada, redução significativa das desigualdades de renda e destaque pela eficiência administrativa
Porto Velho, RO - O governo de Rondônia celebrou importantes conquistas em 2024, consolidando-se como referência nacional em desenvolvimento econômico e gestão pública. Informações levantadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), com base em levantamentos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública (CLP), confirmam marcos históricos, como a menor taxa de desemprego já registrada, redução significativa das desigualdades de renda e destaque pela eficiência administrativa.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o governo tem trabalhado com foco em políticas públicas que promovem crescimento econômico, inclusão social e eficiência administrativa. “Os resultados consolidam o estado como referência nacional em gestão pública, e demonstram o comprometimento da gestão com a melhoria da qualidade de vida da população”, salientou.
MENOR TAXA DE DESOCUPAÇÃO
A periodicidade na coleta de dados explica a importância de usar séries históricas para analisar as desigualdades sociais e avaliar as melhorias obtidas ao longo dos anos. No terceiro trimestre de 2024, Rondônia alcançou a menor taxa de desocupação da história do Brasil. Com 2,1%, bateu seu próprio recorde e atingiu a menor taxa de desocupação de sua história, conforme dados do IBGE. Este feito representa um recorde nacional, e demonstra a eficiência das políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo e geração de empregos implementadas no estado nos últimos anos. Além disso, Rondônia aparece também com a segunda menor taxa já registrada, de 2,3%.
MENOR DESIGUALDADE DE RENDA
Devido à complexidade dos levantamentos, muitos indicadores apurados em 2024 refletem resultados alcançados em períodos anteriores, possibilitando análises consistentes de tendências e impactos das políticas públicas. Rondônia também se posicionou como o segundo estado com menor desigualdade de renda do Brasil em 2023, alcançando 83,9 pontos no Ranking de Competitividade do CLP.
Rondônia registra menor taxa de desemprego do Brasil, com apenas 2,1%
Segundo o secretário da Sedec e vice-governador, Sérgio Gonçalves, a pontuação reflete esforços significativos empreendidos na promoção de oportunidades econômicas, inclusão social e equilíbrio regional. “Alcançamos patamares que evidenciam o impacto das iniciativas do governo para garantir um futuro mais justo e inclusivo para todos os rondonienses”, ressaltou.
EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
A análise da eficiência administrativa segue o mesmo princípio, considerando períodos anteriores para refletir mudanças de longo prazo. Assim, destaque relevante é a eficiência administrativa do governo estadual, com Rondônia figurando entre os quatro estados com melhor eficiência da máquina pública no Brasil. Com 89,9 pontos no indicador do CLP, o estado superou unidades federativas como Goiás e Mato Grosso, comprovando sua solidez institucional e capacidade de gestão.
MAIOR PIB PER CAPITA
Os dados de desempenho econômico, frequentemente apurados com defasagem temporal, permitem compreender o impacto de estratégias adotadas em anos anteriores. Em 2022, Rondônia registrou o maior PIB per capita da Região Norte e Nordeste, atingindo R$ 42.248,44 mil. O desempenho reflete o dinamismo econômico e a capacidade produtiva do estado, ao fortalecer a renda média da população e ampliar as oportunidades de investimentos.
CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES
Em 2023, o estado liderou o crescimento das exportações na Região Norte, com um aumento expressivo de 8,2% no valor exportado. Esse resultado reforça a trajetória positiva de Rondônia no desenvolvimento econômico, e consolida sua posição como um importante polo exportador no cenário nacional.
Os avanços demonstram a solidez das políticas públicas de Rondônia e sua capacidade de promover desenvolvimento econômico, equidade social e eficiência administrativa. Os resultados não apenas fortalecem a economia local, mas também consolidam o estado como uma referência nacional em gestão pública e qualidade de vida.
0 Comentários