As empresas contratadas serão responsáveis pela manutenção das embarcações, fornecimento de condutores e monitores, além de equipamentos essenciais
Porto Velho, RO - O governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), está em processo de licitação para contratação de empresas especializadas na gestão do transporte escolar fluvial, beneficiando estudantes ribeirinhos e indígenas de Alta Floresta d’Oeste e Porto Velho. Além disso, um investimento de R$ 4.721.666,69 é destinado à aquisição de conjuntos náuticos, como embarcações em alumínio naval, motores de popa e carretas de transporte, com impacto direto em regiões como Guajará-Mirim, Costa Marques, São Francisco do Guaporé e Machadinho d’Oeste.
As empresas contratadas serão responsáveis pela manutenção das embarcações, fornecimento de condutores e monitores, além de equipamentos essenciais. Os novos conjuntos náuticos atenderão também às demandas de suporte pedagógico e administrativo, incluindo monitoramento e fiscalização do transporte. Com o processo licitatório em andamento, ações como a aquisição de motores de popa de diferentes potências, barcos e carretas asseguram o transporte seguro para estudantes em áreas de difícil acesso e promovem uma logística educacional mais eficiente.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as medidas contribuirão para melhorias no acesso escolar e aumento da eficiência no suporte às atividades pedagógicas e administrativas, assegurando transporte seguro e eficaz para alunos e equipes em áreas de difícil mobilidade.
Segundo a secretária da Seduc, Ana Pacini, a iniciativa reflete a dedicação em oferecer uma educação inclusiva. “O transporte seguro e eficiente é um direito básico que estamos expandindo, especialmente para as comunidades mais isoladas,” pontuou.
0 Comentários