A capacitação foca no incentivo à adoção de tecnologias e fortalecimento do setor pecuário leiteiro com sustentabilidade
Porto Velho, RO - Com o objetivo de discutir as demandas e oferecer capacitação em tecnologias de ponta para fortalecer o segmento da pecuária leiteira, incentivando a adoção de tecnologias que possam garantir ao produtor a qualidade e sustentabilidade da produção, tornando o produto cada vez mais competitivo no mercado, o governo de Rondônia promoveu o 2º Fórum do Leite sobre inovação e sustentabilidade na pecuária leiteira, na quinta-feira (5) e nesta sexta-feira (6), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná.
O evento, organizado por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), reuniu técnicos, especialistas, produtores e representantes do setor, que tiveram a oportunidade de trocar informações e conhecer as novas tecnologias que impulsionam as atividades do ramo leiteiro com sustentabilidade no estado. A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) disponibilizou caravanas, com técnicos e produtores de diversos municípios, para participarem do evento.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, essa é uma oportunidade para que os nossos produtores de leite possam buscar a profissionalização e modernizar suas atividades com tecnologias inovadoras que reforçam o nosso compromisso com a sustentabilidade.
CRESCIMENTO NA PRODUÇÃO
Rondônia tem grande parcela no impulsionamento da produção de leite no país
A produção de leite no estado vem aumentando nos últimos anos. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) a produção leiteira aumentou em quase 80% em todo o país, e Rondônia tem grande parcela nesse impulsionamento, já que em 2023, revelou sua liderança na produção de leite na Região Norte e ocupou a 10ª posição entre os maiores produtores do Brasil (Anuário do Leite/Embrapa, 2023).
Durante o Fórum do Leite, os participantes tiveram a oportunidade de participar de painéis e workshops com a participação de especialistas em diversos assuntos, abordando desde as estratégias iniciais para produção de leite até as tecnologias de ponta, como a produção de feno e pré-secado, além de conhecer os casos que vêm dando certo no estado.
Para o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, “tanto técnicos quanto produtores e representantes do segmento pecuário leiteiro estão sendo contemplados com informações de extrema importância para o desenvolvimento do setor, e recebem incentivos para promover uma produção cada vez mais sustentável e de qualidade, muito importante para o desenvolvimento econômico do estado”. O evento também conta com atividades interativas para esclarecimento de dúvidas entre público e palestrantes, além de sessões de networking [troca de experiências].
0 Comentários