Fórum Estadual de Cultura: projetos marcam o setor para os próximos 10 anos

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Fórum Estadual de Cultura: projetos marcam o setor para os próximos 10 anos


Participantes engajados em visão ampla das demandas culturais participaram de três dias de debates

Porto Velho, RO - O I Fórum Estadual de Cultura, que acontece no município de Presidente Médici, encerra nesta segunda-feira (16), após três dias de debates e tratativas acerca do engajamento cultural no estado. O evento, promovido pelo governo de Rondônia reuniu agentes culturais de todo o estado para construir o novo Plano Nacional e Estadual de Cultura.

Organizado pela Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) e o Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC), o Fórum contou com oficinas técnicas oferecidas pelo Ministério da Cultura (MinC) para capacitar servidores, gestores, produtores culturais e presidentes dos conselhos estaduais e municipais de cultura.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Fórum é um marco importante para o estado, pois define os rumos da cultura para os próximos 10 anos. “Esse espaço de diálogo é fundamental para fortalecer as políticas públicas de fomento ao setor”, salientou.

Vitor Sepinho, representante da Unesco

O secretário interino da Sejucel, Paulo Higo Ferreira, destacou que, “o evento está sendo um sucesso, com participantes engajados e debates proveitosos. Agora, vamos trabalhar para transformar essas ideias em realidade.”

O representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Vitor Sepinho, desenvolve projeto em parceria com o Ministério da Cultura, focando em três eixos principais: formação, fomento à cultura e cultura digital e direitos digitais. “Essa foi a última oficina do ciclo ‘Roda Brasil’, que reuniu participantes engajados e proporcionou uma visão ampla das demandas culturais em diversos estados”, evidenciou.

Após o encerramento do evento, o trabalho segue com a participação da sociedade brasileira, por meio do programa federal Brasil Participativo (maior instância de participação digital, com 1,4 milhão de cidadãos participando ativamente da formulação de políticas do estado), visando construir um plano decenal de cultura para o Brasil.



Postar um comentário

0 Comentários