Aprender a empreender: projeto move oportunidades para adolescentes em cumprimento de medida

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Aprender a empreender: projeto move oportunidades para adolescentes em cumprimento de medida

Projeto Aprender a Empreender oferece oficinas de artesanato e empreendedorismo para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Porto Velho, RO - As adolescentes em cumprimento de medida da Unidade de Internação Provisória e Sentenciada Feminina (Unif), que fazem parte do projeto Aprender a Empreender, iniciativa que oferece oficinas de artesanato e empreendedorismo para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, participaram na quinta (5) e sexta-feira (6), da feira Giro do Empreendedor, no espaço organizado pelo Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), em Porto Velho, com estande de vendas de produtos artesanais Rondônia.

O projeto Aprender a Empreender conta com técnicas de artesanato diversos, como crochê, macramé, biscoitos decorados, e trabalhos em EVA. Além dos trabalhos manuais, produzidos durante o período de internação, as adolescentes passam por aulas de planejamento de vendas. Todas as aulas de artesanatos e empreendedorismo são realizadas pelas equipes da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Rondônia (Fease) – responsáveis pelas atividades da Unif. A iniciativa é mantida com apoio da Fundação e doações da sociedade civil. Os lucros são revestidos em insumos para produção de novas peças e às adolescentes, valorizando assim, sua mão de obra.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o governo investe em projetos que contemplem atividades que promovam ressocialização, proporcionando aos adolescentes em cumprimento de medida novas perspectivas em suas trajetórias de vida.

O presidente da Fease, Antônio Silva, salientou que, “o desenvolvimento de habilidades manuais, a promoção da criatividade, o fortalecimento da autoestima e a integração social das adolescentes privadas de liberdade é resultado do comprometimento de todos os órgãos para colaborarem com o processo socioeducativo.”

A assessora pedagógica da Fease, Katiana Nunes, destacou que a importância do empreendedorismo na socioeducação, desempenha uma função na transformação social e no desenvolvimento para os socioeducandos em um contexto inclusão, no mercado de trabalho.

O MPRO tem sido um grande incentivador do projeto, acompanhando a produção sempre que vai à unidade e, além disso, atuando como ponte para inserção na feira Giro Empreendedor, evento promovido pelo Executivo Municipal de Porto Velho. O Promotor de Justiça, titular da 21ª Promotoria, Matheus Gonçalves Sobral, enfatizou que a instituição recebeu com entusiasmo a participação do Aprender a Empreender. O evento traduz a implementação de um processo socioeducativo mais humanizado e atento ao alcance de seus objetivos. “É fundamental destacar a relevância da atividade pedagógica, que se propõe a estimular a criatividade e o empreendedorismo das pessoas atendidas pelo sistema socioeducativo. O MP reconhece a importância do projeto e se coloca sempre à disposição para atuar como parceiro na construção de um programa de atendimento mais proveitoso.”

Postar um comentário

0 Comentários