O dia 10 julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

O dia 10 julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

10.07.24 - BOM DIA!

RONDÔNIA

1918 – Todos os ingressos vendidos para a apresentação da soprano Júlia Olivari, no Cine Theatro Phoenix.    

1931 – Pelo dec. 20.200/31 o Brasil restabelece os serviços da EFMM, nomeado diretor o capitão Aluízio Ferreira, o 1º brasileiro na função.

1953 – Festa pelo 22º ano da “nacionalização” da EFMM: inaugurações da Praça “Aluízio Ferreira, do Educandário Belisário Pena, do auditório da Rádio Difusora do Guaporé e torneio de futebol.

1940 – Sérvulo Machado e Jorge Carlos Moreira pilotam o avião “Getúlio Vargas”, do governo do Acre, inaugurando o campo de pouso do “Caiari”, em Porto Velho.

1972 – O último trem apita no pátio de Porto Velho. Está extinta a Madeira-Mamoré.  1981 – Para fins turísticos, o governador Jorge Teixeira reativa trecho, de Porto Velho a Santo Antônio, da EFMM.

1990 – São 6 os candidatos a governador: Valdir Raupp (PRN), Orestes Muniz (PMN), Olavo Pires (PTB), Osvaldo Piana (PTR), José Guedes (PSDB) e Inácio Lemke (PT).  

HOJE É

Dia Mundial da Lei. Dia da Pizza. Dia da Saúde Ocular. Dia do Engenheiro de Minas. 

Católicos celebram santas mártires Rufina, Segunda, Anatólia e Vitória, santo Antônio Percierscij, Santo Canuto IV,

BRASIL

1884 – O Amazonas é a 2ª Província (o Ceará foi a primeira) a libertar os escravos. 

1909 — Nasce Vitalino Pereira dos Santos, o Mestre Vitalino (m. 1963), o maior nome brasileiro em esculturas em barro. 

MUNDO

1859 — “Big Ben”, o relógio mais famoso do mundo soou pela 1ª vez, em Londres. 

1964 – Revolução na moda: a estilista inglesa Mary Quant  (1930/2023) apresenta a minissaia. 

1979 – O presidente João Figueiredo extingue a ordem de que brasileiros exilados por motivos políticos não precisariam mais depor na volta ao país.

FOTO DO DIA

EU, O GUARDA E O CACHORRO

Sabe a frase “cachorro correndo atrás do rabo”? Tem até explicação (*) de especialistas, termo que se desgastou devido aos que iam na TV e sempre a favor “daquela” vacina, apesar das evidências. 

Moro há 45 anos na Duque, entre a Jorge Teixeira e a Uruguai, uns 200mts mas desde que a prefeitura mudou o tráfego eu gasto muita gasolina, e tempo, para chegar em casa.

Não posso dobrar da Jorge Teixeira e pegar a Duque (contramão). Agora tenho de dirigir quase 1 KM: até a Pinheiro Machado, Buenos Aires, Carlos Gomes e Uruguai

Na Carlos Gomes com  a Uruguai havia uma blitz, e o PM disse que para chegar em casa tinha de pegar a Jorge Teixeira. Respondi: “Vou ficar tipo cachorro correndo atrás do rabo”.

O PM achou que eu estava “gozando” ele. Expliquei o ditado popular e ele disse: “É mesmo, não vai a lugar algum”. Ele riu e mandou passar. Em casa pensei: “Fiz uma boa ação hoje. Fiz um PM zangado rir”.

(*) https://www.patasdacasa.com.br/noticia/7-razoes-que-explicam-o-cachorro-correndo-atras-do-rabo

Postar um comentário

0 Comentários