O dia 18 julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

O dia 18 julho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

18.07.24 - BOM DIA!

RONDÔNIA

1943 – Falta “carne verde” em Porto Velho e alguns moradores abate seus porcos, mas a quantidade é insuficiente, devido a demanda.

1950 – No Conselho Federal de Educação, muitos elogios ao governo do Território quando o professor Enos Eduardo Lins ao anunciar o projeto de implantação do curso Normal Regional, mais tarde “Carmela Dutra”..

18 – 1956 – Confirmado convênio da Fundação Sesp com Rondônia, no valor de CR$ 1 milhão, para instalar o sistema de distribuição de água na cidade. (AM)

18 – 1982 – Após aceita sua renúncia, pelo papa João Paulo II, o bispo da diocese de Porto Velho, D. João Batista Costa, segue para Ariquemes, onde vai continuar como um “simples padre”. 

1984 – Para D. José Martins da Silva, arcebispo de Porto Velho, o governo do Estado faz “propaganda enganosa”, ao anunciar que há terras disponíveis e o colono, ao chegar, não encontra apoio.

18 – 1990 – O desembargador Lourival Marques, presidente do TRE, mandou recolher tudo que relacione o candidato a governador Olavo Pires com o tráfico, divulgado por seus adversários.

HOJE É

Dia Internacional de Nelson Mandela. Dia Nacional do Trovador. Dia Mundial da Escuta. 

Católicos celebram São Francisco Solano, 

BRASIL

1841 — D. Pedro II é coroado Imperador do Brasil. 

1980 — Fim da TV Tupi, a 1ª emissora latino-americana de TV. 

1909 – Inter 10x0 Grêmio, no 1º clássico Grenal da história. 

MUNDO

1870 — O Concílio Vaticano I decreta o dogma da infalibilidade papal. 

1976 – A romena Nádia Comaneci recebe a 1ª nota 10 da história da ginástica artística. 

FOTO DO DIA

1982 - A 1ª CARTA ESTADUAL (III)

6 de agosto de 1982. Festa na Bol[ivia pelos 157 anos da independência do país. No Acre, dia em que, em 1902 começou a revolta que levou à anexação do Acre pelo Brasil. 

Em Porto Velho o dia 6, da promulgação de sua 1ª Constituição estadual começou tenso. Dizia-se que o governador Jorge Teixeira não compareceria, devido às críticas de deputados por ele ter furado um suposto acordo (*).

Marcada para 17hs, Teixeira chegou um pouco depois, acompanhado pelos ministros, da Justiça Abi Ackel, representando o presidente João Figueiredo, e do Interior, Mário Andreazza.

Pareceu haver um acordo porque os oradores, os líderes Jacob Atallah (PDS) e Tomás Correia (PMDB), o relator final Amizael Silva e o presidente José Bianco fizeram os chamados “discursos protocolares”.

Ao final Bianco convocou a 1ª sessão legislativa da Assembleia, na 2ª feira, dia 9.

(*) Ver a “Foto do dia” na coluna de ontem.

Foto: Ackel, Andreazza e Teixeira chegando para a promulgação (F. Machado)

Postar um comentário

0 Comentários