Curso de Suporte de Vida ao Trauma Pré-Hospitalar potencializa qualificação dos profissionais de saúde do SUS

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Curso de Suporte de Vida ao Trauma Pré-Hospitalar potencializa qualificação dos profissionais de saúde do SUS


Capacitação reuniu profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem de diversos municípios de Rondônia

Porto Velho, RO - Com o objetivo de fortalecer a Rede de Urgência e Emergência do estado de Rondônia, 24 profissionais da área da saúde foram certificados no curso de Suporte de Vida ao Trauma Pré-Hospitalar (PHTLS), realizado no Centro de Educação Técnico-Profissional na Área de Saúde (Cetas), nos dias 20 e 21 de julho, em Porto Velho. A capacitação reuniu profissionais de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem da Capital e de municípios do estado.

O treinamento, direcionado aos profissionais da saúde que atuam nas áreas de urgência e emergência das unidades pré-hospitalares de saúde do estado, foi ministrado pelos profissionais do Centro de Treinamento em Urgência e Emergência da América Latina, instrutores chancelados internacionalmente, que utilizam a metodologia teórico-prática que inclui aulas em sala e simulações realísticas em ambiente externo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a iniciativa representa um avanço na qualificação dos profissionais de saúde da região, preparando-os para responder de maneira cada vez mais eficaz e coordenada a situações críticas de trauma pré-hospitalar.

Simulação do treinamento de Suporte de Vida ao Trauma Pré-Hospitalar

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, a iniciativa também é uma resposta da gestão, que busca preparar os trabalhadores dos hospitais para o enfrentamento de situações adversas, como o alto índice de atendimento às vítimas de acidentes de trânsito que dão entrada nas unidades de pronto-socorro, levados pelas equipes de atendimento pré-hospitalar. “Sendo assim, a iniciativa busca sistematizar o atendimento inicial às vítimas de trauma, com o intuito de reduzir as taxas de morbidade e mortalidade, além de minimizar sequelas temporárias e definitivas. O curso também visa contribuir para diminuição do sofrimento das vítimas e da sociedade”,pontuou.

QUALIDADE NO ATENDIMENTO

A diretora-geral do Cetas, Luciene Almeida, destacou a importância da capacitação para melhorar a qualidade do atendimento de emergência no estado. “O treinamento representa um avanço na capacitação dos profissionais de saúde, garantindo cuidados de excelência aos pacientes em situações críticas. O Cetas cumpre a missão de desenvolver os profissionais de saúde com foco na melhoria dos processos de trabalho e no cuidado de vidas sob a responsabilidade dos servidores do SUS,”

No mês de agosto, o Cetas continua promovendo outros cursos chancelados nas macrorregiões de saúde de Porto Velho e Cacoal, para atender à rede de atenção às urgências e emergências do estado.



Postar um comentário

0 Comentários