O seminário busca prevenção do uso de substâncias psicoativas e promoção do bem-estar dos profissionais da educação
Porto Velho, RO - Com o objetivo de prevenir o uso de substâncias psicoativas, bem como, promover o bem-estar, manter a qualidade de vida e o desempenho dos profissionais da educação, o governo de Rondônia realiza o 3º Seminário de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas, no Ambiente de Trabalho. O evento acontece nesta quinta-feira (20), no auditório do sindicato da categoria, em Porto Velho.
O seminário, organizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), através da Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional (GSO), vem acontecendo desde 2019, e dá continuidade ao Projeto de Educação, Prevenção e Acompanhamento sobre o Uso Abusivo de Álcool e Outras Drogas (Pepad). A iniciativa tem o propósito de desenvolver uma política institucional de prevenção, atenção e intervenção no ambiente de trabalho, para servidores com transtornos mentais e comportamentais, decorrentes do uso de drogas.
Seminário é realizado pelo governo de Rondônia desde 2019
Durante a abertura, a secretária-adjunta da Seduc, Débora Raposo evidenciou estudos que apontam os efeitos do uso de álcool e drogas no ambiente de trabalho, que incluem atrasos, conflitos, queda na produtividade, clima de insegurança e até mesmo demissões. “O seminário é uma oportunidade para reforçarmos nosso compromisso com a saúde ocupacional dos trabalhadores da educação. A ideia é prevenir e manter o ambiente de trabalho saudável e seguro para todos.”
AÇÕES PREVENTIVAS
A Gerência de Segurança e Saúde Ocupacional coordena 24 projetos, que envolvem ações corretivas e preventivas em saúde do trabalhador. Desde 2016, as iniciativas abrangem as 18 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) distribuídas em todo o estado.
PROGRAMAÇÃO
A programação do evento, que segue até às 17h desta quinta-feira, inclui palestras, mesas redondas e oficinas, e conta com a participação de diversos palestrantes, entre eles, o psiquiatra, Nestor Angelo d’Andrea Mendes, o médico Robert Alves da Silva e o psicólogo, Raony Gomes Ferreira.
PARTICIPAÇÃO
O seminário conta com representantes de instituições parceiras, como a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD), Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Universidade Federal de Rondônia (Unir) e a irmandade Alcoólicos Anônimos (AA) de Porto Velho.
0 Comentários