Prefeitura de Porto Velho entrega grande revitalização e ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER)

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Prefeitura de Porto Velho entrega grande revitalização e ampliação do Centro Especializado em Reabilitação (CER)


O CER agora conta com um espaço completamente revitalizado e ampliado

Porto Velho, RO - Quem precisa de serviço de reabilitação física ou intelectual agora conta com um espaço completamente revitalizado e ampliado. A estrutura do Centro Especializado em Reabilitação (CER) foi entregue para a comunidade em uma solenidade realizada pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).

Presente no ato de entrega, o Prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, destacou que essa é mais uma das obras de melhorias realizadas pelo município.

“Nós temos trabalhado muito para proporcionar uma saúde de qualidade à população de Porto Velho. A entrega dessa unidade completamente revitalizada, reforçará os atendimentos aqui e possibilitará um serviço mais acolhedor aos nossos usuários”, destacou o prefeito.

Secretária da Semusa, Eliana Pasini, pontuou que a entrega da unidade revitalizada e ampliada, com novas salas de atendimento, vai beneficiar os usuários do local.

São mais de 60 mil atendimentos por ano

“Essa obra de revitalização e ampliação do CER é um ganho para a nossa população. Aqui, trata-se pessoas com deficiência física e intelectual e essas pessoas precisam de um atendimento mais humanizado e acolhedor, foi por isso que investimos aqui para trazer qualidade a nossa população”, destaca Eliana.

Antigamente o CER era apenas um serviço de fisioterapia dentro do Pronto Atendimento Ana Adelaide. Depois de um tempo se tornou unidade e, nesta gestão, passou por essa obra de revitalização e ampliação, com investimentos próprios da Prefeitura de Porto Velho, no valor de R$ 285 mil.

Os serviços realizados compõem revisão da cobertura, limpeza externa, recuperação de calçadas, recuperação e manutenção de pintura interna e externa e também a criação cinco novas salas para atender os pacientes, sendo elas:

• sala de atividade de vida prática
• sala de estimulação precoce
• sala de reunião
• sala de atendimento terapêutico em grupo adulto
• sala de atendimento terapêutico infantil

O Centro é uma unidade custeada com recursos próprios da Prefeitura

Dona Dalila Ximenes é atendida na unidade há mais de três anos. Ela conta que a revitalização e ampliação da unidade chega como uma contribuição fundamental para quem utiliza o serviço do CER.

“Eu faço acompanhamento aqui desde 2021 e eu não tenho o que reclamar do CER, mas sim dizer coisas boas do atendimento recebido aqui. Todos as profissionais que me atenderam são de ponta e acolhedoras. Agora com a unidade toda revitalizada, bonita, a gente se sente até mais acolhida aqui”, relatou a paciente.

CER

O Centro Especializado em Reabilitação é uma unidade custeada com recursos próprios da Prefeitura, que oferta serviços para pessoas com deficiência física e intelectual. Em média, são mais de 60 mil atendimentos por ano, segundo dados do Departamento de Média e Alta Complexidade (DMAC).

São oferecidos diversos serviços no Centro Especializado em Reabilitação

Com o objetivo de ampliar paulatinamente mais, recentemente a Semusa recebeu uma comissão técnica do Ministério da Saúde para avaliar a estrutura e os serviços oferecidos, a fim de credenciar a unidade junto ao MS. Com essa habilitação, o município passa a receber recursos próprios do Governo Federal. Esse processo está tramitando e aguarda aprovação.

Como funciona o atendimento no CER?

De acordo com a diretora do DMAC, Francisca Nery, a unidade funciona através da Central de Regulação da Semusa, ou seja, o paciente que necessita desse atendimento dá entrada na unidade básica de saúde, é avaliado pelo médico e, com encaminhamento médico, passa a ser direcionado ao CER, caso necessário.

Os serviços oferecidos no Centro Especializado em Reabilitação são: ortopedia, psiquiatria, fonoterapia, pediatria, fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, enfermagem, entre outros.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)


Postar um comentário

0 Comentários