Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

O dia 17 junho na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

17.6.2024 – BOM DIA!


Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1920 – O Cine Teatro Phênix lança um clássico do faroeste, “A Bíblia e a Pistola”, “muito recomendado para fãs do cinema”, segundo o cartaz na porta do cine.

1949 – Autor de “Achegas paras a História de Porto Velho”, Antônio Cantanhede publica a síntese de seu livro, que está em fase de impressão.

1950 – Inaugurado o Cine Teatro Resky, da empresa Resky & Cia. Ali se exibiram Waldick Soriano, Dilu Melo, Civuca, Anísio Silva e artistas regionais como Walter Bártolo, Divancy Oliveira.

1954 – Confirmado: Porto Velho vai receber 186 japoneses, que serão instalados numa área do igarapé Bate-Estacas.

1981 – Em Ji-Paraná o presidente João Figueiredo confirmou que os estudos preliminares para asfaltar a BR-364 estão concluídos, e as obras iniciam até ano que vem.

1984 – Lei de autoria do deputado estadual Osvaldo Piana, o Iperon começa a funcionar em janeiro de 1985, conforme o governador Jorge Teixeira.

1986 – O prefeito Tomás Correia vê resultados positivos em seu 1º mês no cargo, mas cobra melhor apoio político e a vinda de recursos federais para atender os programas previstos para Porto Velho.

HOJE É

Dia do Gestor Ambiental. Dia Mundial de Combate à Desertificação. Dia do Funcionário Público Aposentado. Dia da Medicina Veterinária Militar.

Católicos celebram Santos Daria, Nicandro, Marciano, Brás e Diógenes – mártires, São Rainério, São Manuel, São Ranieri de Pisa,

BRASIL

1910 – Com apresentação da Banda Sinfônica de Segurança é inaugurado o teatro Joé de Alencar, em Fortaleza. 

1959 — O presidente Juscelino Kubitschek rompe com o FMI. 

1962 – O Brasil ganha pela 2ª vez o mundial de futebol, ao vencer (3x1) a Tchecoslovaquia.

MUNDO

1914 – O Barão de Coubertin apresenta a Bandeira Olímpica, no Congresso Olímpico de Paris.

FOTO DO DIA

IDEIA MALUCA QUE DEU CERTO (III)

Narra o memorialista Aldenir Courinos (*): “Na chegada a Brasília, Milton Alves e Vinícius Danin foram escoltados por uma patrulha rodoviária comandada pelo Inspetor Latorraca, até ao “Brasília Palace Hotel”, onde os esperava o deputado federal/RO Renato Borralho de Medeiros”.

O deputado “os acompanhou na audiência com o Presidente João Goulart sendo-lhe entregues o memorial do povo de Rondônia e os documentos de apoio dos governadores de Mato Grosso e de Goiás”.

Aldenir segue: “Eram solicitadas a não ser paralisada a construção da rodovia e a liberação de 8 milhões de cruzeiros para pagamentos em atraso às empreiteiras”.

Segue Aldenir: “O Presidente mandou liberar17 milhões, remanejando o pessoal do DNER, encarregados da BR-29, de Brasília para Cuiabá e Porto Velho”.

(*) - https://www.facebook.com/groups/199910546786793/search/?q=jornalis%20vinicius%20danin&locale=pt_BR

Foto: Aldenir Courinos, de estafeta dos Correios à memória viva da nossa História

Amanhã IDEIA MALUCA QUE DEU CERTO (IV)

Postar um comentário

0 Comentários