Oficina técnica sobre "Rastreabilidade no trânsito animal" é apresentada durante a Rondônia Rural Show Internacional

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Oficina técnica sobre "Rastreabilidade no trânsito animal" é apresentada durante a Rondônia Rural Show Internacional


O evento aconteceu no Auditório RondoLEITE, no Pavilhão da Bovinocultura e contou com participação de dezenas de estudantes e produtores rurais

Porto Velho, RO - ‘Rastreabilidade no trânsito animal’, esse foi o tema da última oficina técnica, promovida nesta sexta-feira (24), pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), na 11ª Rondônia Rural Show Internacional. O evento aconteceu no Auditório da RondoLEITE, no Pavilhão da Bovinocultura e contou com participação de dezenas de estudantes e produtores rurais de diversas regiões de Rondõnia e do Acre.

Segundo o médico veterinário da Unidade da Idaron em Buritis, Marcelo Almeida a proposta da oficina é mostrar a importância da Guia de Trânsito Animal (GTA) para controle de trânsito, controle de eventos pecuários, sistema de produção, bem como ferramenta voltada à manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação. “A rastreabilidade, por meio da GTA, permite ainda, estudo e detecção precoce de doenças, para garantir a sanidade agropecuária e o desenvolvimento socioeconômico do estado”, explicou.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha o controle do trânsito de animais é fundamental para prevenir doenças. Neste sentido, o governo vem investindo em projetos e ações voltadas ao propósito dos cuidados no tocante à defesa sanitária do estado.

Sobre o tema, o presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha, explica que, a Guia de Trânsito Animal é um documento oficial e de emissão obrigatória para o trânsito intradistrital e interestadual de animais para qualquer finalidade (abate, recria, engorda, reprodução, exposição, leilão, esporte e outros). “A GTA não é obrigatória apenas para cães e gatos. O manuseio de seus produtos e subprodutos é fundamental para impedir a propagação ou a entrada de doenças, auxiliar no combate a focos de doenças, permitir a rastreabilidade, favorecer a certificação para exportações, controlar o saldo de rebanhos estabelecer e manter as zonas e os compartimentos livres de doenças”, enfatizou.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS DA RONDÔNIA RURAL SHOW INTERNACIONAL 2024

1º Dia do evento

2º Dia do eventoParte IIParte III

3º Dia do evento

4º Dia do evento

5º Dia do evento – Parte IParte II


Postar um comentário

0 Comentários