A instalação do dispositivo sonoro garante segurança para usuários da vias
Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) informa aos proprietários de caminhões basculantes, que a exigência de instalação de dispositivos de segurança foi prorrogada para 2027. A medida, publicada na Resolução nº 1.007 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), revoga a Resolução Contran nº 859 de 19 de julho de 2021, que previa a obrigatoriedade a partir de 2023.
A Resolução Contran nº 1.007 determina a instalação de um dispositivo de alerta sonoro e luminoso, que aciona sempre que a tomada de força for acionada, em caminhões basculantes e caminhões-tratores que rebocam veículos com carrocerias basculantes. A exigência da instalação dos dispositivos de segurança nos caminhões acontecerá a partir do licenciamento de 2027, respeitando o cronograma estabelecido pelo Detran-RO.
BENEFÍCIOS
A medida visa aumentar a segurança nas rodovias, reduzindo o número de sinistros envolvendo caminhões basculantes. Segundo o diretor Técnico de Veículos (DTV), Tiago Veloso, “os dispositivos de alerta sonoro e luminoso servem para alertar o operador sobre o acionamento da tomada de força, e se a caixa de carga está fora da posição inicial, por meio da emissão de luz e som característicos. O dispositivo eletrônico de controle do acionamento da tomada de força objetiva garantir que a velocidade do caminhão não exceda 10 km/h, com a tomada de força ligada, prevenindo acidentes”, pontuou.
A instalação do dispositivo possibilita maior segurança para os trabalhadores e demais usuários das vias. O diretor-geral do Detran-RO, Léo Moraes orientou que, “é importante que os proprietários de caminhões basculantes que ainda não instalaram os dispositivos de segurança, o façam o mais breve possível, mesmo antes da data limite de 2027”.
0 Comentários