Evento capacita e apresenta oportunidades para artesãos de Porto Velho

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Evento capacita e apresenta oportunidades para artesãos de Porto Velho

O evento foi realizado no auditório da Semdestur

Porto Velho, RO - Na manhã de terça-feira (19), no auditório da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), aconteceu o evento alusivo ao Dia do Artesão, promovido pelo Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico (DDS), que é responsável por ações de fomento ao setor ao longo do ano.

Durante o evento, os participantes receberam mais informações sobre o Programa de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios (Proampe), a linha de microcrédito produtivo e orientado ofertada pelo Governo do Estado, em parceria com instituições financeiras e prefeituras. Em Porto Velho, a Semdestur é a secretaria responsável por ofertar o programa aos micro e pequenos empreendedores. A Sala do Empreendedor está à disposição para orientação sobre o Proampe de segunda a sexta, das 8h às 14h, tanto na rua General Osório, 81, Centro, como na Praça CEU, rua Antônio Fraga Moreira, na zona Leste da cidade.

A empreendedora Romária Pessoa da Silva apresentou a palestra “De ambulante a empresária”, que contou sua trajetória de vendedora ambulante de bolos na rua, tendo passado pelo Giro Empreendedor, e hoje está abrindo a segunda unidade de sua loja. O exemplo de dedicação inspirou outros artesãos presentes.

Ao final, os participantes presentes ouviram a artesã e empreendedora do ramo de biojóias, Cristiane Aparecida Nunes, conhecida como Hadassa, que também participa do Giro Empreendedor, e apresentou a palestra “Como melhorar a exposição de seus produtos”, proporcionando conhecimento fruto de suas experiências aos artesãos.

A artesã de biojóias, Hadassa, palestrou sobre como melhorar a exposição dos produtos

ECONOMIA

A Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu o Dia do Artesão, antes da atividade ser reconhecida como profissão formal no Brasil, fato que ocorreu somente em 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor do artesanato fatura mais de R$ 50 bilhões por ano, o equivalente a 3% do PIB do país.

Em 2004, cerca de 2 milhões de pessoas viviam de artesanato no Brasil. Hoje, cerca de 170 mil artesãs e artesãos estão cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab), entretanto, segundo o Sebrae, estima-se que 10 milhões de pessoas vivem de artesanato no Brasil, ou seja, muitos ainda trabalham na informalidade.

FOMENTO

A Semdestur trabalha para desenvolver o artesão e a economia solidária, seja com capacitações, seja com oportunidades de venda, dois exemplos de ações são: o Programa de Capacitação ao Empreendedor do Município (Procem) e o Giro Empreendedor. O Procem capacitou cerca de 400 pessoas só em 2023, dentre eles, artesãos e empreendedores, em oficinas como Formação de Preço e Atendimento ao Cliente, garantindo a profissionalização dos artesãos, para a melhor experiência de compra e turística para os visitantes.

Os participantes receberam mais informações sobre o Proampe

Além do Procem, milhares de oportunidades de geração de renda são oferecidas através do Giro Empreendedor, a feira de artesanato e gastronomia que acontece em diversos pontos turísticos, órgãos públicos e grandes eventos da cidade.

AGENDA GIRO EMPREENDEDOR

No próximo final de semana, a feira de artesanato estará em quatro pontos da cidade, com barracas de doces gourmets, salgados, plantas, artesanato em tecido, madeira, itens decorativos e muito mais.

Na quinta-feira (21), o Giro acontece no Ministério Público, à rua Jamari, 1555, bairro Olaria, das 7h às 14h. Na sexta-feira (22), a feira acontece na Praça das Três Caixas d’Água, na rua Dom Pedro II, 485, esquina com avenida Carlos Gomes, no bairro Caiari, das 17h às 21h.

No sábado e no domingo (23 e 24), das 17h às 21h, a feira estará no Parque da Cidade, localizado no bairro Flodoaldo Pontes Pinto.

SEJA UM EXPOSITOR

A adesão ao Giro é gratuita e a Prefeitura fornece, ainda, as tendas, basta o empreendedor chegar ao local com sua mercadoria e mesa. Cadastre-se direto no formulário e entre em contato pelo telefone com o DDS pelo (69) 98473-8216, nos dias de semana, das 8h às 14h.

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários