O dia 24 fevereiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

O dia 24 fevereiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA
24.2.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1918 – O cônsul português Antônio Ferreira da Silva convoca os naturais de Portugal, residentes em Porto Velho a se regularizarem no consulado.

1951 – O bispo dom Xavier Rey, de Guajará-Mirim confirma desaparecimento do padre Máximo, de sua prelazia, supostamente sequestrado por índios.

1976 – O governador Humberto Guedes pilota o trator D-6 na derrubada da primeira árvore, iniciando o trabalho de definição de ruas e quadras de Ariquemes. FOTO DO DIA

1983 – 1) D. José Martins, arcebispo de Porto Velho, não fala da proposta de reaproveitar ex-padres. 2) Abertas, na Polícia Militar, 5 vagas para candidatas a sargentas. 

1986 – O governador Angelo Angelin (PMDB), apesar das pressões de seu partido, vai manter seu decreto, mandando retornar aos órgãos de origem todos os funcionários estaduais.

1987 – Pela 1ª vez uma mulher assume a presidência da Assembleia Legislativa/RO, a vice-presidente Odaísa Fernandes fica no cargo até o retorno do presidente Sidney Guerra, que está viajando.

HOJE É

Dia da Conquista do Voto Feminino no Brasil. 
Católicos celebram São Sérgio, Santo Evécio, São Pedro da Nocomédia, 

BRASIL

1.824- Promulgação da 1ª Constituição Republicana. 

1932 – Pelo decreto 21.076, as mulheres ganham direito de votar. 

1932 — Promulgado o Código Eleitoral e criado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

2021 — Lei estabelece a autonomia do Banco Central do Brasil.

MUNDO

1582 – É adotado no mundo ocidental o calendário Gregoriano. 

1854 — O Penny Red é o 1º selo postal denteado a ser oficialmente emitido.

FOTO DO DIA
HOJE SERIA CRIME...

No início de 1976 o governador Humberto Guedes, pilotando um trator D-6 (FOTO) repetiu a cena de 1960, do presidente Juscelino Kubistchek, com trator similar, derrubou a última árvore que separava as turmas de abertura da BR-29, vindas de Cuiabá e Porto Velho.

No caso de Guedes, após consulta aos moradores da antiga Ariquemes, hoje Bairro Marechal Rondon, foi para construir Ariquemes, hoje um polo regional.

Terra dos índios Arikeme, o núcleo urbano chamado “Vila Papagaio” passa, em 1915 a ser distrito de Santo Antônio e, com a formação do Território, a distrito de Porto Velho. Em 1972 o Incra instala colonos em dois projetos agrícolas e o governo do Território dá início à Nova Ariquemes.

Na “velha Ariquemes” havia um porto onde Rondon atracava suas canoas, e a região foi explorada por garimpeiros de cassiterita, que ainda atuam no “garimpo Bom Futuro”. 
Ariquemes foi a1ª cidade planejada de Rondônia, projeto do arquiteto Cabral Carpintero, então prefeito de Porto Velho, cuja área ia até Vilhena. Em 1977 passaria a município, como os então distritos de Vilhena, Pimenta Bueno, Cacoal e Vila Rondônia (Ji-Paraná).

Postar um comentário

0 Comentários