O dia 11 fevereiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

O dia 11 fevereiro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo


O DIA NA HISTÓRIA

11.2.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1917 - Morre Oswaldo Cruz (n. 1872) médico, bacteriologista, epidemiologista atuou na prevenção à malária na EFMM.

1918 - A maior atração do “domingo gordo”, em Porto Velho, será o desfile, de 15 carroças, 9 delas tendo como ocupantes crianças em trajes típicos de países aliados na Guerra. 

1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira assina o decreto 01 do Território Federal do Guaporé, criando a Guarda Territorial, que em 1975 passaria a ser a Polícia Militar.

1976 – Através de licitação o governo do Território reduziu o preço unidade do Diário Oficial, de CR$ 4 a unidade (na gráfica do Território) para 0,78 na gráfica contratada.

1981 – A viúva do advogado Agenor de Carvalho, morto quando dormia em sua casa, pede à Justiça que os mandantes do crime paguem, individualmente, CR$ 20 milhões cada.

1985 – “Fico no governo até 15 de março e quem vai indicar meu substituto é o presidente Tancredo Neves”, disse o governador Jorge Teixeira, que vai sair do PDS naquele mesmo dia.

HOJE É

Dia Mundial do Enfermo. Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. 

BRASIL

1917 - Morre Oswaldo Cruz (n. 5.8.1872) médico, bacteriologista, epidemiologista atuou na prevenção à malária na EFMM. 

1922 — Inicia-se a Semana de Arte Moderna, evento que é o marco inicial do Modernismo no Brasil.

MUNDO

660 a.C — Data tradicional da fundação do Japão pelo imperador Jimmu. 

1534 — Henrique VIII da Inglaterra é reconhecido como chefe supremo da Igreja da Inglaterra. 

1858 — 1ª aparição da Virgem Maria (Nossa Senhora de Lourdes) a Bernadette Soubirous.

FOTO DO DIA

A LINOTIPO, ATRAÇÃO DA MENINADA

Ano de 1980 ou 81, por aí, em que a redação do jornal Alto Madeira, ainda na Barão do Rio Branco em frente à Praça Jonatas Pedrosa, sempre recebia grupos de crianças, de escolas diversas para uma visita que começava pela redação e era encerrada na oficina.

Ali uma máquina sempre chamava a atenção, e por motivo bem simples: era enorme, trabalhava com chumbo aquecido a mais de 200 graus, usada para compor para impressão os textos.

Lógico que com essa temperatura as visitas eram sempre pela manhã, quando estavam frias, porque um pingo do chumbo seria suficiente para provocar queimadura, e com tantas crianças em torno, sempre havia perigo.

Em síntese, a linotipo era uma máquina de composição de tipos de chumbo, inventada em 1884 pelo alemão Ottmar Mergenthaler, o que foi fundamental avanço na história das artes gráficas. (*)

Foto: O linotipista Maranhão, observado do jornalista Edinho, mostra a linotipo e fala de suas funções a crianças da escola “Chapeuzinho Vermelho”

(*) https://www.qconcursos.com/questoes-do-enem/questoes/a75260f7-7c

Postar um comentário

0 Comentários