Lançado em setembro, projeto vai capacitar jovens na área tecnológica a partir deste ano
Porto Velho, RO - Com o objetivo de capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica nos 52 municípios de Rondônia, por meio de cursos remotos nos eixos tecnológicos de Gestão e Negócios, Produção Cultural e Design, o Governo de Rondônia lançou em 2023 mais um projeto socioassistencial, denominado Jovem Criador.
De iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), o projeto é destinado aos jovens em situação vulnerável que cursam o ensino médio na rede pública estadual, estão na base do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) há pelo menos 24 meses e cuja renda familiar per capita é de até um salário mínimo.
Inicialmente foram abertas 240 vagas distribuídas por seis cursos, que são: Marketing Digital, com carga horária de 24 horas; Técnicas para Criação de uma Loja Virtual, 42 horas; Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor, 30 horas; Marketplace como Estratégia de Negócios, 25 horas; Google ADS na Prática, 18 horas; e Videomaker, 40 horas.
Após o processo de inscrição online, ocorrido de 26 de setembro a 31 de outubro, o Governo divulgou a relação dos selecionados para uma das vagas dos seis cursos ofertados, previstos para iniciarem a partir deste ano.
O projeto também estabelece a disponibilidade de computadores e internet nas escolas aos alunos que não dispõem dessas ferramentas em casa.
“A proposta do governo com este projeto é despertar nos jovens o interesse pelo mercado digital, sendo capacitados profissionalmente, de forma gratuita, para que ingressem no mercado de trabalho e conquistem a autonomia financeira, além de contribuir com a renda familiar”, explicou a secretária da Seas, Luana Rocha.
PREMIAÇÃO
O projeto prevê ainda, certificado e premiação aos alunos que mais se destacarem nos cursos de Técnicas para Criação de uma Loja Virtual (Notebook), Marketplace como Estratégia de Negócios (câmera digital e tripé), Marketing Digital e Técnicas para Criação de um Instagram Vendedor (smartphone), Google ADS na Prática (câmera digital e fone de ouvido) e de Videomaker (notebook, kit iluminação, gravador e microfone).
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