Tempo médio para a concessão de benefícios do INSS cai para 47 dias. Fachada do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) - Previdência Social Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Porto Velho, RO - O tempo médio necessário para a concessão de benefícios pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em dezembro de 2023 foi de 47 dias. Este valor se aproxima do objetivo estabelecido pelo Ministério da Previdência, que é de atingir o prazo Constitucional de 45 dias. O cálculo deste período considera as solicitações que estão no estoque, como aposentadorias, pensões, salário-maternidade e auxílios. Comparativamente, em novembro, o tempo médio era de 55 dias.
Redução do tempo médio para concessão de benefícios do INSS
O Ministério da Previdência tem como meta que o INSS para atinja o prazo constitucional determinado para concessão de benefícios. Além disso, há planos para reduzir este tempo médio para 30 dias em 2024, de acordo com o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Implantação do sistema Atestmed contribui para redução do tempo médio
Implantação do sistema Atestmed contribui para redução do tempo médio
Um dos principais fatores que contribuíram para a redução do tempo médio foi a implementação do sistema Atestmed. Este sistema permite que o auxílio-doença seja concedido sem a necessidade de uma perícia. De acordo com informações confirmadas pelo INSS à CNN, a análise remota já corresponde a quase metade das concessões de auxílio-doença. Em dezembro, as concessões via Atestmed somaram 113.501, equivalentes a 47,3% do total, enquanto as perícias representaram 47,4%.
Diminuição do estoque de requerimentos no INSS
Diminuição do estoque de requerimentos no INSS
Em dezembro, o estoque de pedidos do INSS — também conhecido como a “fila do INSS” — diminuiu de 1,6 milhões para 1,5 milhões. Segundo o INSS, esta redução também é resultado de mutirões de atendimento para a realização de avaliações sociais e perícias médicas.
Fonte: Com informações da CNN Brasil
Fonte: Com informações da CNN Brasil
0 Comentários