Na comparação com setembro, o índice recuou de 441,1% para 431,6% ao ano, diz o Banco Central. Foto: EnergePic.com/Pexels
Porto Velho, RO - A taxa de juros do cartão de crédito rotativo registrou queda em outubro deste ano. Na comparação com setembro, o índice recuou de 441,1% para 431,6% ao ano.
A queda de 9,5 pontos percentuais levou o rotativo para o menor nível desde fevereiro, quando estava 420,4% ao ano.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira (5) pelo Banco Central.
Teto para o rotativo
Em setembro, a Câmara aprovou de forma simbólica o projeto de lei que prevê o estabelecimento de um teto de 100% para os juros do rotativo.
Segundo o texto aprovado, as instituições financeiras terão 90 dias para apresentar um plano de redução dos juros do rotativo e do parcelamento da fatura do cartão. O plano deverá ser aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).
Em caso de descumprimento do prazo, será imposto um teto no acúmulo das dívidas do cartão de crédito — ou seja, rotativo mais parcelado — de 100%. Em outras palavras, os juros poderão, no máximo, apenas dobrar o tamanho da dívida.
O Banco Central, o governo e o Congresso têm atuado para reduzir os juros do rotativo do cartão de crédito. Uma mesa de negociação foi formada e deve apresentar soluções em até 90 dias.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) tem afirmado que os bancos continuarão buscando alternativas para baixar o juros do rotativo do cartão de crédito.
0 Comentários