Prevenção, Enfretamento e Combate ao Assédio Sexual e Moral no ambiente de trabalho é tema de live no MPRO

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Prevenção, Enfretamento e Combate ao Assédio Sexual e Moral no ambiente de trabalho é tema de live no MPRO

Atividade encerra a campanha institucional "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres"

Porto Velho, RO - Aproximadamente 500 integrantes do Ministério Público de Rondônia participaram nesta quarta-feira (6/12), de um bate-papo sobre “Prevenção, Enfrentamento e Combate ao Assédio Sexual e Moral nas Instituições”. O encontro, realizado de forma virtual, encerra a campanha "21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres", e cumpre a política institucional sobre a temática.

A live buscou promover uma cultura organizacional pautada no respeito mútuo, equidade de tratamento e defesa da dignidade, apresentando soluções pacíficas para solução de possíveis conflitos, bem como formas de prevenir e combater o assédio no ambiente de trabalho.

A Procuradora do Ministério Público do Trabalho em Rondônia Camilla Holanda Mendes trouxe aos participantes os tipos de comportamentos considerados inaceitáveis no ambiente laboral, tais como comportamentos indelicados, abuso de poder, assédio psicológico, insultos no trabalho, intimidação, violência moral, abuso verbal, entre outros.

A palestrante lembrou que o ambiente de trabalho é um só, estagiários, servidores, membros, terceirizados, temporários, aprendizes, voluntários e ressocializandos, todos integram o ambiente laboral. Camilla Holanda destacou também a importância da reflexão sobre os limites da comunicação virtual, cuja violação também pode ser considerada assédio, evidenciando os tipos de violência, horizontal, vertical ou por terceiros, e, ainda, o que configura e o que não configura assédio.

Em sua fala, a Professora Doutora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) Vanderléia Dal Castel abordou sobre o grau de subjetividade do assédio, salientando como cada caso deve ser avaliado individualmente, destacando as formas de enfrentá-los.

Na ocasião, Vanderléia Dal Castel lembrou também como o trabalho nos exige interação social, e como essa convivência pode trazer tanto prazer quanto mal-estar ou sofrimento. A palestrante trouxe ainda a importância de quebrar o silêncio a respeito do adoecimento e conflitos invisibilizados por processos e sistemas de gestão, e como as instituições, através de políticas institucionais, devem apostar no acolhimento e mediação de possíveis conflitos.


Durante a manhã desta quarta-feira (6/12), foram distribuídos ainda, em todo o âmbito do Ministério Público de Rondônia, na capital e interior do estado, mousepads e laços brancos, símbolo da campanha institucional contra o Assédio Sexual.

Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)

Postar um comentário

0 Comentários