Número de casos de escarlatina “explode” em 2023 em Franca; aumento é de 178,75%

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Número de casos de escarlatina “explode” em 2023 em Franca; aumento é de 178,75%


A escarlatina em geral acomete crianças na faixa dos 6 anos

Porto Velho, RO - O número de casos de escarlatina, infecção que em geral acomete crianças na faixa dos 6 anos, “explodiu” em 2023, em Franca. Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que no ano passado foram registrados 80 casos da doença na cidade. Neste ano, até o momento, foram contabilizados 223 casos. Um aumento de 178,75%.

Há 13 casos suspeitos sendo monitorados em Franca. “Estamos investigando para saber a relação entre eles, ou seja, se fazem parte do mesmo convívio social ou escolar”, informa a secretaria, através da assessoria de imprensa.

As suspeitas foram reportadas por três creches e/ou escolas, que tiveram as atividades interrompidas apenas nas salas com mais de dois alunos contaminados e com diagnóstico atestado por médico. Os profissionais que tiveram contato com os alunos também foram afastados. Pais e responsáveis foram alertados pelas unidades.

Nesta segunda-feira, 4, segundo a Secretaria de Saúde, não havia informações de novos casos confirmados na cidade. O último caso foi notificado no último dia 16 de novembro. Apesar das notificações de casos em creches e escolas, nenhuma teve as atividades totalmente interrompidas.

Sesi registra caso e alerta pais

O Sesi de Franca emitiu, na última sexta-feira, 1º, comunicado aos pais e responsáveis por alunos da unidade para casos de escarlatina. A orientação, segundo a assessoria de comunicação, partiu da Vigilância Epidemiológica do município, levando em conta o registro de um caso isolado na escola, no último dia 27 de novembro.

“O aluno foi afastado para a realização de tratamento médico, e já está totalmente recuperado. Até o momento, nenhum outro aluno apresentou sinais da doença”, informa a assessoria de comunicação do Sesi.

O que é escarlatina

O pediatra Homero Antonio Rosa Junior explica que a escarlatina, que não tem relação direta com o pós-Covid ou qualquer outra doença, é uma infecção nas amígdalas, causada pela bactéria estreptococo, que também provoca inflamação na pele com manchas vermelhas espalhadas pelo corpo.

“Basicamente, é a mesma infecção bacteriana de garganta comum em um número muito grande de crianças e em alguns adultos também”, diz. “É uma infecção transmissível pelas vias aéreas superiores. Para evitar, é importante manter bons hábitos de higiene, não compartilhar escovas de dente, copos e outros objetos”, emenda.

A escarlatina, segundo o pediatra, acomete com mais frequência as crianças menores de 6 anos e pode ter como complicações tardias inflamações de autoimunidade – como a febre reumática ou glomerulonefrite, que acomete os rins. A doença, no entanto, diz Homero Junior, “raramente leva ao óbito por septicemia pela bactéria em pessoas sadias”.

Homero Antonio Rosa Junior lembra que a escarlatina não é uma doença de preocupação epidemiológica na rotina, já que ocorre em todos os meses do ano. Mas os pais devem ficar alertas e procurar um médico pediatra em caso de dúvidas ou tratamento, que é feito através do uso de antibióticos. Por enquanto, não há vacina específica contra a bactéria transmissora da escarlatina.

Fonte: GCN/Sampi 

Postar um comentário

0 Comentários