Cuidados contra a dengue devem ser redobrados durante período chuvoso

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Cuidados contra a dengue devem ser redobrados durante período chuvoso

Mantenha as caixas d'água tampadas para evitar a proliferação

Porto Velho, RO - O inverno amazônico, como popularmente é conhecido o período de intensificação das chuvas, é motivo de alerta para que a população adote medidas preventivas e de cuidados com a saúde. Nesta época, o aparecimento de doenças como síndromes gripais, viroses, dengue, acidentes com animais peçonhentos, entre outros, é mais propício.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) elaborou uma série de matérias informativas para reforçar que durante o aumento da temporada de chuvas, a comunidade deve ficar atenta às ações preventivas para evitar adoecimentos.

Como é o caso da dengue, zika e chikungunya, provenientes da proliferação do mosquito Aedes aegypti. Limpar regularmente os quintais e piscinas, evitar acúmulo de água em vasos de plantas, pneus, baldes e outros recipientes e cobrir caixas, tonéis e barris de água são ações que auxiliam no combate a criadouros do mosquito.

A limpeza dos quintais é primordial no combate ao mosquito

A subgerente do Núcleo de Controle de Endemias, Malária e Dengue da Semusa, Jussara Alves, explica que as orientações de prevenção à saúde devem ser seguidas pela população.

“É muito importante que neste período as pessoas se atentem aos cuidados individuais, como cuidar do seu quintal. Qualquer tampinha, latinha e garrafa pode servir de criadouros dos mosquitos. Além disso, os donos de borracharia também podem colaborar evitando o acúmulo de água nos pneus. É importante que cada um faça sua parte, o que contribui relativamente para a redução dos casos de contaminação pelo Aedes aegypti no município”, frisa a subgerente.

AÇÕES ITINERANTES

Com o objetivo de realizar a prevenção, por meio da educação em saúde, a Semusa busca orientar e conscientizar a população de Porto Velho, através de palestras educativas nas escolas, inserção de cartazes em pontos estratégicos e visitas domiciliares, ações que fazem parte do trabalho rotineiro da Semusa, realizado pelos Agentes de Combate às Endemias (ACE), com foco no combate e controle da proliferação do mosquito.

De janeiro até novembro de 2023, foram registrados 1.013 casos de dengue

SINTOMAS

Febre alta, tremores, suor excessivo, dor de cabeça e dores no corpo, são alguns dos principais sintomas de dengue. A Semusa disponibiliza diagnóstico e tratamento para pacientes com sinais e sintomas da doença.

SERVIÇO

Qualquer pessoa com suspeita pode buscar atendimento médico imediatamente nas unidades de saúde de Porto Velho. Para casos graves, o atendimento de urgência e emergência está disponível nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) das zonas Leste ou Sul, e nas policlínicas José Adelino ou Ana Adelaide.

DADOS

De janeiro até novembro de 2023, foram registrados 1.013 casos de dengue e dois de chikungunya. Números bem abaixo dos resultados do ano passado, quando 1.963 casos de dengue e 20 de chikungunya foram notificados.

O único crescimento, neste ano, foi o número de registros de zika, que soma dez casos, de janeiro até novembro de 2023. Em 2022, apenas cinco casos foram registrados.



Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postar um comentário

0 Comentários