Celebridades enganadas enviam vídeos manipulados pela Rússia

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Celebridades enganadas enviam vídeos manipulados pela Rússia


Nos vídeos adulterados, celebridades como o ator Elijah Wood aparecem enviando uma mensagem pessoal ao Sr. Zelensky apoiando-o na luta contra o uso de drogas.. Reprodução/X

Porto Velho, RO - A Rússia enganou vários atores dos EUA na plataforma de mensagens de vídeo Cameo para que espalhassem falsidades sobre o presidente ucraniano Volodomyr Zelensky.

Celebridades foram enganadas para fornecer mensagens de vídeo, que foram posteriormente manipuladas em propaganda pró-Rússia.

A farsa foi descoberta pelo Microsoft Threat Analysis Center. A adulteração foi descrita em um relatório de quinta-feira, 7 de dezembro, do Centro de Análise de Ameaças da Microsoft.

Nos vídeos, celebridades como o ator Elijah Wood aparecem enviando uma mensagem pessoal ao Sr. Zelensky apoiando-lhe na luta contra o uso de substâncias. São vídeos adulterados para sugerir falsamente que o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky era viciado em drogas.

Em um vídeo gravado por Wood, conhecido por interpretar Frodo Bolseiro em O Senhor dos Anéis, o ator diz: “Espero que você consiga a ajuda que precisa. Com muito amor, Vladimir, se cuide”.

Os vídeos Cameo foram então modificados para incluir emojis e logotipos de meios de comunicação e depois circularam nas redes sociais através de meios de comunicação de propriedade ou apoiados pelo governo russo.

Um porta-voz de Wood disse à imprensa que o ator estava apenas respondendo a um pedido por meio de Cameo, e que o vídeo “não tinha a intenção de ser endereçado a Zelensky ou ter qualquer coisa a ver com a Rússia, a Ucrânia ou a guerra”.

A Microsoft disse que viu sete desses vídeos desde julho de 2023, apresentando celebridades como Priscilla Presley, o ator de Breaking Bad Dean Norris, a atriz do The US Office Kate Flannery e a estrela de Scrubs John C McGinley.

Num caso, os vídeos teriam sido discutidos num talk show político russo no horário nobre.

O relatório da Microsoft afirmou que um usuário do Cameo provavelmente pediu às celebridades nos vídeos que enviassem uma mensagem a alguém chamado “Vladimir”, implorando para que ele procurasse ajuda contra o alcoolismo e o uso de drogas, sem saber que seus vídeos seriam usados na propaganda russa.

A Rússia há muito que afirma falsamente que Zelensky e outros líderes ucranianos lutam contra o consumo de substâncias.

A Rússia tem utilizado cada vez mais métodos diferentes para espalhar falsidades sobre a guerra na Ucrânia nas redes sociais.

Mais recentemente, um relatório da revista americana de tecnologia Wired descobriu que imagens de celebridades como Taylor Swift e Kim Kardashian foram colocadas lado a lado com citações anti-Ucrânia, fazendo parecer que elas disseram essas coisas.

O vídeo fake chegou também ao Brasil, alimentando a rede de propaganda Pró-Rússia e as mentiras contra o presidente da Ucrânia, conforme pode ser verificado nesse postagem no X:


Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

0 Comentários