Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Tributo à Tereza de Benguela e Zumbi dos Palmares celebra a cultura e igualdade racial, em Rondônia


O evento busca reconhecer e premiar 20 personalidades negras que se destacam no Estado

Porto Velho, RO - O Governo de Rondônia promove a 3ª edição do Tributo à Tereza de Benguela e a 1ª edição a Zumbi dos Palmares, em um evento que vai ser realizado no Teatro Guaporé, em Porto Velho, nesta sexta-feira (24), a partir das 16h.

O evento busca reconhecer e premiar 20 personalidades negras que se destacam em Rondônia, promovendo uma cultura de paz, solidariedade, tolerância e igualdade racial. Essas figuras representam verdadeiros guardiões da herança cultural dos afrodescendentes, contribuindo significativamente para a construção de uma sociedade mais justa.

HOMENAGEM

A realização deste tributo durante a Semana da Consciência Negra, iniciada em 20 de novembro, é simbólica. Tereza de Benguela e Zumbi dos Palmares, reconhecidos como líderes quilombolas, são figuras emblemáticas da luta contra a discriminação racial. A programação inclui apresentações da Banda da Polícia Militar de Rondônia, Roda de Capoeira e a exibição do filme rondoniense “Ela Mora Logo Ali”.

O presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial de Rondônia (Cepir/RO), Fábio Roberto de Oliveira Santos afirmou que, “esse evento é fundamental para a promoção da igualdade racial. Parabenizamos o Governo do Estado por essa iniciativa e buscamos, ainda mais, promover ações de educação antirracistas, estabelecendo diálogos para debater a causa e, sobretudo, acabar com o racismo no Estado”, salientou.

CELEBRAÇÃO À CONSCIÊNCIA NEGRA

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou, “este tributo é um reconhecimento merecido aos líderes que moldaram nossa história. A cultura e a igualdade racial são pilares essenciais ao desenvolvimento do Estado, e é um orgulho homenagear aqueles que dedicam suas vidas a esses ideais”, pontuou.

O secretário da Sejucel, Júnior Lopes ressaltou que, “a cultura tem o poder de unir comunidades e celebrar a diversidade. Este tributo é um marco em nosso compromisso com a promoção de uma sociedade mais inclusiva e justa, onde todos têm seu espaço”, concluiu.

Postar um comentário

0 Comentários