Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

O dia 25 novembro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

25.11.23 – BOM DIA!  

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1953 – Com aval do primo e deputado federal Aluízio Pinheiro, assume o sétimo governador do Território Federal do Guaporé, o major Ênio Pinheiro.

1982 – O candidato João Lucena Leal, 1º suplente de deputado federal (PDS), quer a recontagem de seus votos, alegando erros nos mapas de apuração em 115 urnas de Ji-Paraná.

1986 – Depois de terem 2 jogadores expulsos e agredirem o árbitro Floriano Vieira, na partida contra o Ferroviário, jogadores do Moto Clube começaram o “cai-cai” e a decisão agora será do TJD.

1986 – Autorizada pela Telebras, a Telecomunicações Rondônia, Teleron, vai vender linhas telefônicas no início de dezembro. Cada linha vai custar entre CR$ 20 a 25 mil. 

1990 – Dia de decisão. De um lado o ex-prefeito de Rolim de Moura Valdir Raupp. De outro o médico e deputado estadual Osvaldo Piana, disputando os votos do Estado, na luta pelo governo.

COMEMORE

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Dia Internacional de Não Violência contra as Mulheres (ONU). Dia da Madrinha. 

Católicos celebram Santa Catarina de Alexandria, São Moisés, São Pedro de Alexandria.  

BRASIL

1975- A redação tornou-se obrigatória nas provas de vestibulares. 

2003 — Pesando entre 50 e 60 Kg, é roubado  o badalo do Sino da Independência do Brasil, em São Paulo.

MUNDO

1915 — Na Academia de Ciências da Prússia Albert Einstein apresenta as equações de campo da relatividade geral. 

1845 – Nasce Eça de Queirós (+ 1900), português, autor de “O Primo Basílio”, “O Crime do Padre Amaro”, etc. 

FOTO DO DIA

O RETURNO DE 1990

Uma novidade nas eleições a governador em 1990: pela 1ª vez o eleito, em sua maioria das vezes, seria conhecido em segunda votação, dias depois da primeira. E em Rondônia, que pela vez segunda elegeria o governador a disputa daquele ano teve algumas situações peculiares.

A primeira era que em 1986, alguns fatores pesaram a favor da eleição de Jerônimo Santana. Ele era o único político no Estado conhecido em todos os quadrantes de Rondônia, depois em razão de o 2º colocado, médico Jacob Atallah não ter condições mínimas de campanha. Além disso, Santana ainda contava com apoio, inclusive financeiro, do governador Angelo Angelin.

Em 1990 havia 3 candidatos com chances reais: Olavo Pires, 1º colocado no turno, assassinado a 16 de outubro; Valdir Raupp e Osvaldo Piana, 3º colocado e que voltou à disputa devido à morte de Olavo.

No dia 25 de novembro, data do returno, o Ibope já dava 44% do eleitorado se dizendo eleitor de Piana, e 35% para Raupp, havia quase 600 mil eleitores inscritos. Piana venceu e pela primeira vez Rondônia teve um governador nascido aqui mesmo. 

F. Recorte jornal Alto Madeira, 25.11.1990.

Postar um comentário

0 Comentários