Porto Velho, RO - No competitivo cenário da indústria militar global, os Estados Unidos continuam a dominar, com cinco empresas entre as dez maiores do setor, segundo dados do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo.
No entanto, a China apresenta um crescimento, com quatro empresas presentes no top 10.
A lista das principais empresas do setor militar é liderada pela Lockheed Martin Corp, empresa fabricante de produtos aeroespaciais criada em 1995.
Ao menos 95% de seu orçamento anual provém de contratos de compra realizados com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, outras agências governamentais americanas e clientes estrangeiros.
A segunda posição é ocupada pela Raytheon Technologies, seguida pela Boeing, em terceiro lugar.
As companhias são responsáveis por um amplo cardápio de sistemas e equipamentos militares, desde aviões de combate até sistemas de mísseis e eletrônicos de defesa.
A Northrop Grumman Corp. e a General Dynamics Corp. também estão entre as cinco primeiras, consolidando a presença dos Estados Unidos no topo da indústria militar global.
Do lado chinês, quatro empresas emergem como forças significativas no setor militar.
A NORINCO, responsável por produtos químicos, produtos industriais leves, explosivos, armas de fogo e munição. E a AVIC, empresa estatal aeroespacial e de defesa.
A China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC) e a China Electronics Technology Group Corporation (CETC) completam a lista das dez maiores.
Investimentos em Defesa
Segundo dados do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo, os Estados Unidos são o país que mais investe em defesa no mundo, com 877 bilhões de dólares gastos no setor em 2022.
A China ocupa a segunda posição no ranking, com um investimento de 292 bilhões de dólares.Rússia, Índia e Arabia saudita completam o top 5. Com investimentos de 86, 81 e 75 bilhões de dólares respectivamente.
Fonte: CNN
0 Comentários