Porto Velho, RO - Nesta quinta-feira (5), no prédio Guaporé, iniciou as ações da campanha “Outubro Rosa” para os servidores da Secretaria de Estado da Educação – Seduc com a entrega de panfletos e laços cor de rosa, símbolo internacional da luta contra o câncer de mama. O objetivo é conscientizar as mulheres para a importância de adotar medidas preventivas. A ação é realizada pelo Governo de Rondônia.
Anualmente, a Gerência de Saúde Ocupacional desenvolve campanhas seguindo as agendas de saúde voltadas para o cuidado do trabalhador
Anualmente servidores da Gerência de Saúde Ocupacional – GSO da Seduc, desenvolvem campanhas seguindo as agendas de saúde voltadas para o cuidado do trabalhador. E no “Outubro Rosa” é dada uma atenção maior, em razão dos índices altos de câncer de mama e de colo de útero, algumas das principais causas de morte por câncer em mulheres.
Segundo a Psicóloga, Elizete Gonçalves, trata-se de um problema sério de saúde pública, que inclusive, já existem casos de professoras que descobriram o câncer durante a realização da campanha. “A ideia é sensibilizar os servidores e o lacinho é um chamamento público. Quem utiliza está dizendo socialmente que se compromete com o próprio cuidado, a prevenção e que faz parte da campanha dessa mensagem”, comentou.
De acordo com a psicóloga e gerente da GSO, Sirlei Barros, o “Outubro Rosa” é uma campanha importante para despertar a conscientização das mulheres. “É fundamental que elas façam o autoexame e realizem a prevenção e o nosso papel é facilitar esse acesso”, destacou.
Depois desta ação inicial, a equipe participou de um Podcast da Mediação Tecnológica discutindo temas sobre a saúde da mulher educadora.
CARRETA DO HOSPITAL DO AMOR
A carreta do Hospital do Amor estará no Palácio Rio Madeiras nos dias 9 e 10 de outubro
Nos dias 9 e 10 de outubro, a Seduc, em parceria com Hospital de Amor, que tem sede em Porto Velho vai trazer a unidade móvel (carreta) ao estacionamento do Palácio Rio Madeira para atender mulheres com exames de mamografia e Papanicolau (exame que detecta câncer de colo de útero).
Para garantir o atendimento, as mulheres já fizeram um pré-cadastro com entrega de documentos pessoais como RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde. A previsão é atender 200 a 300 mulheres, servidoras ou da comunidade local.
Também haverá a possibilidade de atendimento por encaixe nestes dois dias, caso restem vagas não preenchidas. O objetivo é realizar a identificação precoce de algum câncer, garantindo uma maior chance de cura.
CRITÉRIOS PARA REALIZAÇÃO DOS EXAMES
Mamografia:
- Ter idade entre 40 e 69 anos;
- Não estar grávida;
- Não ter realizado mamografia em serviço público a menos de um ano.
Papanicolau (preventivo):
- Ter idade entre 25 a 64 anos (somente essa faixa etária será atendida);
- Não poderá já ter diagnóstico de câncer de útero e estar em tratamento;
- Não estar em atraso menstrual;
- Não ter realizado ducha vaginal a menos de 2 dias;
- Ter terminado a menstruação a pelo menos 3 dias;
- Não usar pomada vaginal a pelo menos 2 dias;
- Não ter tido relação sexual a menos de 2 dias.
0 Comentários