O dia 21 outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

O dia 21 outubro na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

O DIA NA HISTÓRIA

21.10.23 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque

69 99910 8325

RONDÔNIA

1954 -  Nota assinada pelo governador Paulo Leal sobre a compra, em Cuiabá, de “carne verde”, cita a dificuldade em conseguir o produto, mas que o preço do permanecerá em CR$ 30,00 o quilo.

1981 – O ministro dos Transportes Elizeu Rezende chega a Ji-Paraná para dar início ao asfaltamento da BR-364 em Rondônia.

1982 – Morre, devido a sequelas de um assalto, o empresário Joaquim Pereira da Rocha (1900/1982), que na década de 1950 descobriu a cassiterita em suas terras em Tabajara, Rio Machado.

1984 – Muito choro, pela derrota ou pela emoção da vitória, no último dia dos Jogos Escolares de Rondônia, disputado em Porto Velho, com centenas de estudantes de todo o Estado.

1989 – O jornalista Matias Mendes denuncia o abandono da fronteira brasileira com a Bolívia, o avanço do narcotráfico e a destruição da floresta pelos madeireiros na região de Costa Marques.

COMEMORE

Dia Nacional da Valorização da Família. Dia Nacional da Alimentação na Escola. Dia do Lixeiro. Dia Nacional do Economista Doméstico. Dia do Ecumenismo. Dia do Podcast.

Católicos celebram Santa Úrsula, São Gaspar de Búfalo, São Hilarião.   

BRASIL

1838 – Tendo como idealizador e patrono o imperador D. Pedro II, foi criado o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 

1889 – Morre Irineu Evangelista de Souza (n. 1813), o Visconde de Mauá, pioneiro da industrialização no Brasil.

MUNDO

1879 – Thomas Edison (1847/1931) inventa a lâmpada elétrica incandescente. 

1949 – Benjamin Netanyahu, político israelense. 

FOTO DO DIA

“SEU” ROCHA – EMPREENDEDOR

Seu nome era Joaquim Pereira da Rocha (1900/1982), amazonense de Humaitá, o “Seu” Rocha. Bem cedo, todos os dias, ele sentava no “Café Santos” e dava uma aula sobre Rondônia. Aprendi muito ali.

Com 14 anos trabalhou na empresa do lendário Comendador Francisco Monteiro (Humaitá); depois sócio de “Rocha & Costa”, criou a seguir a “J.P. da Rocha”, e na década de 1950 passou a fazer investimentos em Porto Velho.

Na década de 1950 mandou fazer exames laboratoriais em uma terra negra retirada dos seus igarapés, razão pela qual é-lhe atribuída a  descoberta da cassiterita no então Território.

Dos seus empreendimentos em Porto Velho, o mais conhecido foi o jornal “A Tribuna”, que com equipamentos e pessoal com vivência profissional, mudou a forma de fazer jornalismo na região.

Todas as noites “Seu” Rocha esperava acabar a impressão de “A Tribuna”. Na madrugada da 2ª feira de carnaval de 1981 estacionou o carro em frente ao “Café Santos”, onde tinha apartamento. Ao entrar foi rendido por dois assaltantes que o agrediram e nunca mais recuperou a saúde, falecendo a 21 de outubro de 1982.

(F. “Seu” Rocha com os filhos Aderbal (e esposa) e Rochilmer)

Postar um comentário

0 Comentários