O DIA NA HISTÓRIA
2.10.23 – BOM DIA!
Lúcio Albuquerque
RONDÔNIA
1914 – O governador Jonathas Pedroza sanciona a Lei 757 criando o município de Porto Velho.
1940 – O interventor do Amazonas informa ao prefeito Bohemundo Álvares Afonso que o presidente Getúlio Vargas virá a Porto Velho até o dia 10, e pede uma recepção condigna a ele.
1940 – Um caminhão dos Correios, levando mantimentos para as turmas da estação telegráfica em São Pedro, capotou fazendo 23 vítimas, inclusive dois mortos.
1982 – A Inspetoria Geral das Polícias Militares aprovou a criação da Polícia Feminina de Rondônia, inicialmente com inscrições abertas para candidatas a sargentos e oficiais.
1984 – Projeto de autoria da vereadora Odaísa Fernandes cria a “zona azul”, para estacionamento de carros em Porto Velho.
COMEMORE
Dia internacional da não-violência. Dia Nacional do Pacifismo Ativo e pelo Desarmamento.
Católicos celebram Dia do Anjo da Guarda. Beata Maria Antonina Kratochwil.
BRASIL
1914 – Criado o município de Porto Velho.
1838 — Fundado, com sede no Rio de Janeiro, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
1932 – Acaba a “Revolução Constitucionalista” iniciada em julho.
1974 – Última partida de Pelé com a camisa do Santos, contra a Ponte Preta na Vila Belmiro.
MUNDO
1924 – O atacante argentino Cesáreo Onzari marca o 1º gol olímpico ( Arg 2x1 Uru).
2000 — O algoritmo de Rijndael é escolhido pelo NIST como o Padrão de Criptografia Avançada
FOTO DO DIA
Até 1943, quando o presidente Getúlio Vargas criou o Território Federal do Guaporé, Porto Velho era um município (criado em 1914) do Estado do Amazonas, que ainda na condição de Província, recebeu em julho de 1889 a uma autoridade imperial
A 3 de julho de 1889 a pequena cidade de Manaus recebia ninguém menos que o esposo da Princesa Imperial do Brasil, d. Isabel Cristina Leopoldina de Bragança, Luis Felipe Maria Fernando Gastão d’Orléans, o Conde d’Eu (Na foto, de paletó aberto, a bordo do navio que o conduzia).
Outra visita ilustre, agora a Porto Velho, foi anunciada dia 1 de outubro de 1940 quando o interventor do Amazonas, Álvaro Maia, informava, por telegrama ao prefeito Bohemundo Álvares Afonso que no dia 10 Porto Velho receberia o presidente Getúlio Vargas – a visita, prevista para três horas, iniciou dia 11 e terminou dia 13.
Aqui, onde a maior autoridade era o capitão Aluízio Ferreira, diretor geral da EFMM, é certo que ele sabia bem antes da visita presidencial, e para a região, a presença de Vargas foi, com certeza, mais frutífera, que para Manaus a da ilustre figura imperial.
0 Comentários