Chegada da Chevrolet Silverado faz Brasil ter trio de campeões de venda nos EUA

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Chegada da Chevrolet Silverado faz Brasil ter trio de campeões de venda nos EUA

Picapes grandes que lideram mercado americano somaram 1,64 milhão de unidades vendidas em 2022

Porto Velho, RO - Em breve, o trio de modelos mais vendidos dos Estados Unidos estará à venda no Brasil. As primeiras unidades da picape Chevrolet Silverado estão a caminho do país, se juntando às igualmente gigantes Ford F-150 e RAM em diferentes versões.

A Opção da GM já entrou em pré-venda, com preço de R$ 520 mil na opção High Country. Os primeiros lotes estão esgotados, mas as entregas só ocorrerão entre o fim de 2023 e o início de 2024.

A Silverado tem feito sucesso em eventos ligados ao agronegócio, como a Expointer, realizada em Esteio (RS) no fim de agosto. A marca aproveitou a feira para reforçar sua presença no segmento de utilitários, com opções que incluem a compacta Montana, a média S-10 e a grande Silverado.

Grande mesmo. São 5,91 m de comprimento e 3,79 m de entre-eixos, o maior do segmento. Vale dizer que somente a distância entre as rodas dianteiras e traseiras equivale ao tamanho do antigo Chevrolet Celta.

O motor 5.3 V8 é associado ao câmbio automático de 10 marchas, que também equipa a concorrente Ford F-150. No caso da Silverado, a GM afirma ter trabalhado para aumentar a eficiência e reduzir o consumo de gasolina.

Um dos recursos é o DFM, sigla em inglês para gerenciamento dinâmico do combustível. O sistema entende a necessidade de potência e define quantos dos oito cilindros estarão em atividade.

Mas é impossível transformar um veículo desse porte em algo econômico sem o auxílio da eletrificação. A GM oferece a Silverado híbrida e terá uma 100% elétrica no mercado americano, mas ainda não confirmou a chegada dessas opções ao Brasil.

Até o momento, todas as picapes grandes à venda no Brasil têm motor V8, seja a gasolina ou a diesel —como é o caso das opções 2500 e 3500 da linha RAM, que exigem habilitação categoria C.

A Silverado se enquadra na categoria B, a mesma dos carros de passeio. Essa possibilidade aumentou as vendas no segmento, que responde por 50% dos emplacamentos no Brasil na faixa de preço que vai de R$ 450 mil a R$ 600 mil, segundo a GM.

Ou seja, as picapes gigantes vendem mais que sedãs de alto luxo e cupês esportivos no mercado nacional. A razão está no campo: esses são os carros premium do agronegócio, comumente encontrados na região Centro-Oeste e no interior de São Paulo.

Para justificar o preço, a GM colocou todos os itens disponíveis em seu catálogo na Silverado High Country. Todos os assentos têm ventilação e aquecimento —inclusive os traseiros, que acomodam bem três ocupantes. Há ainda diferentes zonas de temperatura na frente e atrás.

O pacote de segurança inclui seis airbags, leitores de faixa e sistema de frenagem autônoma. Há ainda o OnStar, sistema de monitoramento que pode acionar socorro de forma automática em caso de acidente.

A tela do sistema multimídia tem 12,3 polegadas e permite acesso ao Google Built-in. O motorista pode acessar sua conta na plataforma sem que seja necessário parear o smartphone.

Nos EUA, tanto a Silverado como as concorrentes possuem versões de entrada bem mais simples do que as que chegam ao Brasil. São carros voltados para o trabalho, que garantem a manutenção do alto volume de vendas.

A líder de mercado Ford F-150 teve 654 mil emplacamentos no mercado americano em 2022, cálculo que inclui opções ainda maiores da Série F, com modelos que seriam considerados caminhões no Brasil.

A Silverado vem em segundo (513,4 mil licenciamentos), seguida pela linha RAM (468,3 mil). Somadas, essas 1,64 milhões de unidades comercializadas equivalem a 77,4% de todo o mercado automotivo brasileiro no ano passado, incluindo ônibus e caminhões.

Fonte: Folha de São Paulo

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