O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
11.07.23 - BOM DIA!
RONDÔNIA
1926 – Com apoio policial a prefeitura de Porto Velho mantém a inspeção sanitária e vacinação antivariólica a tripulantes e passageiros vindos em barcos.
1943 – Porto Velho e Guajará-Mirim: colônia cearense faz campanha de arrecadação para ajudar a construir a nova catedral de Fortaleza.
1946 – A Diretoria do Danúbio Azul Bailante Clube anuncia: não aceita mais que sócios entrem com “mulheres de reputação duvidosa” em seus bailes.
1946 – Baianos e paraenses mandam telegramas às bancadas de seus estados, pedindo a não aprovação da proposta de extinção do Território do Guaporé.
1953 – Inaugurados na festa do 10º ano de criação do Território do Guaporé: Praça Aluízio Ferreira, auditório da Rádio Difusora e educandário “Belisário Pena”.
1967 – Com 30 estudantes e 2 professores da Universidade do Estado da Guanabara – UEG), sai do Rio de Janeiro para Rondônia a “Operação Zero”, do Projeto Rondon.
1984 – O governo manda uma “força-tarefa” para combater a malária que vem grassando em Cacoal.
COMEMORA-SE
Dia Nacional do Socorrista. Dia do Rondonista. Dia Mundial da População (ONU). Dia do Truco (jogo de baralho)
Católicos celebram São Bento de Nórcia, São Pio I
BRASIL
1836 – Nasce o compositor Carlos Gomes (m. 1896), autor da ópera O Guarani.
1951 - Criação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC).
1973 – O incêndio no toalete do voo 820 da Varig, próximo a Paris, causa 123 mortes.
MUNDO
1895 — Os irmãos Auguste e Louis Lumière demonstram a tecnologia cinematográfica aos cientistas.
1947 – Com 4.500 judeus, ex-presos de campos nazistas de concentração, partem no navio “Exdus 147” tentando entrar na Palestina.
1962 – A Nasa anuncia um encontro orbital lunar, entre naves tripuladas.
FOTO DO DIA
ZERO – A 1ª OPERAÇÃO RONDON
Com o título “Estudantes cariocas visitam o Território objetivando estudos e pesquisas”, o jornal Alto Madeira noticiou, dia 13 de julho de 1967 a chegada da “Equipe Zero”, a pioneira do Projeto Rondon a Porto Velho, com mais de 30 participantes, coordenados pelo professor Omir Fontoura, e alunos dos cursos de Documentação, Medicina, Geologia e Engenharia.
O grupo, recrutado na Universidade do Estado da Guanabara – a partir de 1974 Estado do Rio de Janeiro, viajou por um avião DC-3 e levou dois dias para chegar a Porto Velho, onde foi hospedado no 5º BEC.
A partir da experiência pioneira o Projeto Rondon cresceu por todo o país, e em 1971 Porto Velho passaria ser a sede do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Numa época em que milhares de pessoas vindas de todos os locais do Brasil estavam chegando a Rondônia, o Projeto Rondon ofereceu para muitos jovens, recém-formados, não apenas conhecer realidades bem diferentes das da região de onde vieram, também a de abrir a eles oportunidades de trabalho.
(F. Equipe “zero” veio num DC-3 do Dnocs)
0 Comentários