O DIA NA HISTÓRIA
Lúcio Albuquerque
69 99910 8325
02.06.23 – BOM DIA!
RONDÔNIA
1776 – Começa a construção do Real Forte do Príncipe da Beira, hoje área do município de Costa Marques.
1909 – A caravana de militares e cientistas, liderada por Candido Rondon, inicia, na serra da Juruena (MT), a caminhada para a Serra do Norte e o Rio Madeira.
1921 – Com base em fatos no bairro “Favela” e no município de Santo Antônio, inicia, no Clube Internacional, a temporada da peça “Com eira e com beira”, com roteiro, direção e atores locais. (AM)
1946 – O prefeito Carlos Mendonça, via portaria, determina que se forme fila de compradores de “carne verde” no mercado municipal e cada pessoa só pode comprar 2 KG/dia.
1952 – A União dos Estudantes Secundários do Guaporé, devido ser o mês de junho o de provas parciais, suspende a contagem de votos do concurso “Rainha dos Estudantes”, até agosto.
COMEMORA-SE
Dia Internacional do Pólen, Dia Internacional da Prostituta,
Católicos lembram São Marceliño Presbítero, São Pedro Exorcista, Santo Eugênio I
BRASIL
1991 - Última vitória de Nelson Piquet na Fórmula 1, no Canadá. 2002 – O jornalista Tim Lopes (n. 1950) é assassinado numa favela carioca.
MUNDO
1793 — Na França, a Guarda Nacional prende 22 girondinos, preparando o terreno para o Reinado do Terror.
1896 — Guglielmo Marconi solicita a patente de seu telégrafo sem fio.
1953 — A rainha Elizabeth II foi coroada na Inglaterra, aos 27 anos, e morreu em 2022.
Em 1979 — O Papa João Paulo II torna-se o primeiro pontífice a visitar um país comunista, a Polônia, sua terra natal
FOTO DO DIA
Construído para marcar a presença portuguesa no Rio Guaporé, o Real Forte do Príncipe da Beira, cuja construção iniciou um ano antes do lançamento da pedra fundamental, em 1776, no Século XIX ficou um bom tempo abandonado e em 1917 visitado por Candido Rondon, mas só receberia mais atenção em 1932 quando foi criado o Primeiro Pelotão Especial de Fronteira – PEF.
Segundo o historiador Lourismar Barroso, “em agosto de 1950, o Real Forte Príncipe da Beira foi tombado como patrimônio histórico pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional – IPHAN, sob o registro Nº 395, sendo o Exército seu guardião e que o conserva até os dias atuais”.
A fortaleza está inserida na área do município de Costa Marques, ligando-se com a sede do município por uma vicinal. “Forte Príncipe”, que perdeu sua importância militar no final do Século XIX, fica distante mais de 700 Km de Porto Velho via BR-364, até Presidente Médici, e daí em diante pela BR-429.
O Forte Príncipe com sua estrutura imponente, é inscrito como “Patrimônio Nacional” e, relativo a Rondônia, é o monumento mais antigo do Estado. (Foto Daiane Mendonça/Secom)
0 Comentários