Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, as ações desenvolvidas pelo “Governo Itinerante”, aproxima a população das políticas públicas executadas pelo Estado, principalmente daqueles que vivem no campo. “A participação da Secretaria de agricultura estreita o relacionamento com as comunidades rurais, ouvindo suas demandas e buscando soluções para os desafios que o produtor rural enfrenta”, ressaltou.
O Governo Itinerante, aproxima o Governo do estado da população
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, que participou das ações na região do cone sul, conversou com pequenos, médios e grandes produtores, além dos secretários de agricultura dos municípios. “Durante todas as reuniões tive a oportunidade de esclarecer todas as ações que existem dentro da secretaria de agricultura, entre elas os programas de assistência técnica e extensão rural, programa de crédito fundiário para pequenos agricultores, incentivos para o uso de tecnologias sustentáveis na produção agrícola e o fortalecimento da cadeia produtiva de diversos cultivos, como café, cacau, produção de leite e fruticultura”, relatou.
Segundo o titular da Seagri, todas as solicitações estão no relatório para traçar melhorias de infraestrutura nas áreas rurais, como a melhoria de estradas e pontes, que são essenciais para o escoamento da produção e melhoria do acesso aos serviços públicos.
Ainda durante o Governo Itinerante nos municípios de Pimenteiras do Oeste e Cabixi, os agricultores deram início da entrega da primeira fase do Programa Estadual de Aquisição de Alimentos – PEAA, que é uma das ações do Governo para a inclusão do pequeno produtor rural, onde por meio de compras governamentais de alimentos, o governo valoriza a produção e incentiva os hábitos alimentares saudáveis e estimula o cooperativismo em Rondônia. “Nós como gestores, temos um papel fundamental na orientação dos agricultores para o uso de práticas sustentáveis de produção, no acesso a recursos financeiros e na implementação de tecnologias modernas, o que contribui para tornar a agricultura mais produtiva, competitiva e sustentável no estado”, finalizou Luiz Paulo.
0 Comentários