O dia 30 maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

O dia 30 maio na história de Porto Velho, Rondônia, Brasil e Mundo

 


O DIA NA HISTÓRIA         

Lúcio Albuquerque 

69 99910 8325                

30.5.23 – BOM DIA!

RONDÔNIA

1920 – Porto Velho terá eleição suplementar em junho, para a vaga aberta com a renúncia do intendente (vereador) Bórgea de Sá. 

1926 – Dois mortos e alguns feridos, foi o saldo do ataque de índios a uma colocação no Rio Pacas-Novos. A delegacia de Polícia de Guajará-Mirim registrou a ocorrência.

1954 – Portaria do prefeito Rafael Jayme Castiel define que, conforme a CLT, o horário de trabalho em lojas comerciais e industriais será de 8 horas/dia, em 2 turnos de 4 hs cada (Pref. PVh)

1982 – Acusado de suspender as aulas noturnas na escola “Araújo Lima” para alunos assistir um jogo o professor Mário Jorge foi exonerado da função, gerando protestos dos estudantes. (AM)

1982 – O vereador Itamar Dantas denuncia: nos açougues, em Porto Velho, comerciantes fazem venda “casada”: só compra um litro de leite quem comprar junto um KG mde carne.

COMEMORA-SE

Dia do Geólogo, Dia Mundial da Esclerose Múltipla, Dia das Bandeiras, Dia do Decorador. 

Católicos celebram Santa Joana d’Arc, Santa Dinfna, Santa Petronila

BRASIL

1843 — O imperador D. Pedro II, casa-se com a princesa Teresa Cristina Maria de Bourbon. 

1988 – Nasce Amanda Lourenço Nunes, primeira mulher da história do MMA a conquistar duplo-cinturões no UFC (peso-pena e peso-galo). 

MUNDO

1431 – Na França, Joana d’Arc (depois Santa Joana d’Arc) é queimada na fogueira, aos 19 anos, acusada de bruxaria. 

1416 — Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira por heresia. 

1778 – Nasce Voltaire (François-Marie Arouet, m. 1.694) obras principais “Tratado sobre a Tolerância” e “Dicionário Filosófico”. 

1903 - A bailarina Isadora Duncan introduz a dança moderna.

FOTO DO DIA

Surgido da vontade de empreender do patriarca da família Rocha (empresário Joaquim Pereira da Rocha, que na década de 1950 foi o descobridor da cassiterita em Rondônia), o jornal “A Tribuna” foi o grande ponto de virada da imprensa escrita no então Território, onde dois outros matutinos, apesar de todas as dificuldades, já circulavam diariamente, “Alto Madeira” desde 1917 e “O Guaporé” (1952).

Dirigido pelo advogado e jornalista Rochilmer Rocha “A Tribuna” inovou não só pelo seu parque gráfico, mas também pela equipe de reportagem com profissionais experientes, que formaram novos profissionais de Porto Velho.

“A Tribuna” inovou também na circulação, inclusive nas segundas-feiras, nesse caso com oito páginas (como o exemplar da foto), dando destaque a notícias locais e reportagens feitas pelos enviados especiais a diversos pontos do Território.

Numa época em que até telefone fixo era muito difícil, conseguir informações de fatos nacionais do dia, incluindo os resultados dos campeonatos nacionais de futebol, exigia da equipe de redação uma atenção especial e o resultado era a boa aceitação do público. 

(Foto acervo Júlio Olivar)

Postar um comentário

0 Comentários