Mercado digere arcabouço; no exterior, inflação preocupa

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Mercado digere arcabouço; no exterior, inflação preocupa


Pressão sobre os preços no Reino Unido atinge 10,1% em doze meses e levanta alerta sobre necessidade de aperto monetário na Europa. Foto: Cris Faga/Folhapress

Porto Velho, RO - Investidores globais iniciaram a quarta-feira preocupados com dados econômicos na Grã Bretanha, que apontam para a persistência da inflação no país. o CPI (Índice de Preços ao Consumidor, na sigla em inglês) apontou para um aumento no custo de vida na região acima do esperado pelos especialistas (10,1% ano contra ano, enquanto as expectativas eram de 9,8%). Os números fizeram com que as taxas de juros futuros na Europa e nos Estados Unidos subissem e pressionassem os índices acionários. O dólar sobe neste início de dia contra as principais moedas do planeta e também contra as emergentes.

Por aqui, o mercado deve digerir o texto do arcabouço fiscal apresentado pelo governo no fim do dia de ontem. Apesar de não ter apresentado grandes surpresas, economistas têm alertado para pontos um pouco controversos das medida, como a falta de um mecanismo de punição pelo descumprimento das regras e a possibilidade de revisão anual das metas de resultado primário.

Além disso, os investidores repercutem o relatório de produção da Vale, divulgado ontem após o fechamento do pregão. A minerador aumentou em 5,8% a produção no 1º trimestre contra o mesmo período do ano passado, mas as vendas foram realizadas em preços bem abaixo dos praticados em 2022.

No campo das commodities, o minério de ferro recua 0,44% nesta manhã em Singapura, cotado a US$ 117,20 a tonelada. O petróleo cedia mais de 2% às 8h03, negociado a US$ 83,04% o barril do tipo Brent.

Fonte: O Antagonista

Postar um comentário

0 Comentários