Porto Velho, RO - O Juízo da 2ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena condenou onze pessoas pelos crimes de integrar organização criminosa e associação ao tráfico de drogas. O grupo era comandado pelos líderes Luiz Carlos Bandeira Rodrigues, vulgo ´Da Roça´, 35 anos, e Pedro Vieira dos Santos, vulgo ´Matemático´, de 16 anos, que se encontravam presos, mas conseguiam dar as ordens ao grupo de dentro do sistema prisional.
O esquema foi descoberto e desbaratado em 2015 durante a operação Estado Paralelo, realizado pela Polícia Civil da região do Cone Sul do Estado. Na época, Da Roça estava preso no Centro de Ressocialização de Vilhena e Matemático, cumpria pena de 19 anos de prisão, na Casa de Detenção Urso Branco, em Porto Velho. Os dois eram sócios no ramo do tráfico de drogas e cooptavam membros para o grupo.
Segundo a Polícia, os dois líderes mantinham contato direto com o narcotraficante Fernandinho Beira-Mar, de quem recebiam ordens para dar andamento às ações do grupo. Uma dessas ordens era intermediar contatos entre integrantes da organização de Maceió (CE) e Macapá (AP), além do próprio tráfico. O forte do grupo era o tráfico de maconha com o Mato Grosso do Sul e de cocaína, oriunda da Bolívia.
Além de Da Roça e Matemático foram condenados Lucília da Costa Santos, Nayhara Patrícia Ferreira de Paula, Maria Cleonice Magalhães Lopes Santos, Márcio Rodrigo Estigarribia, Celso Vieira Pinho neto, Rodrigo Moisés Mendes Rosa, Lucas dos Santos Pinto, Vanda Marques Seródio, e Maraíza Augusto de Miranda. Todos foram ´batizados´ pela dupla, antes de ingressarem na organização.
O grupo, segundo a Polícia, movimentou mais de 370 quilos de droga, no curto período em que estava associado à facção Comando Vermelho.
PENAS
´Da Roça´ e ´Matemático´ tiveram as maiores penas, pois foram inclusos nas duas leis penais – Organização Criminosa e Associação ao Tráfico: 10 anos e 8 meses para Da Roça e Matemático – 13 anos e um mês.
As outras condenações foram as seguintes:
Celso Vieira Pinho Neto e Nayhara Patrícia Ferreira de Paula – 4 anos e seis meses;
Maria Cleonice Magalhães Lopes Santos, Lucas dos Santos Pinto, Vanda Marques Seródio e Rodrigo Moisés Mendes Rosa – 5 anos e 3 meses;
Lucília da Costa Santos e Márcio Rodrigo Estigarribia – 6 anos;
Maraíza Augusto de Miranda – 7 anos e 10 meses.
Fonte: OOBSERTVADOR
0 Comentários