Foto: Divulgação
Porto Velho, RO - O motorista de uma carreta foi preso na manhã desta sexta-feira (3) em Ji-Paraná (RO) após ser flagrado portando duas cartelas de anfetaminas, conhecidas como “rebite”. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), essa foi a primeira prisão realizada no estado que contou com a utilização do “drogômetro”.
Após abordarem o caminhoneiro, os agentes identificaram que o homem havia desrespeitado os horários previstos na Lei do Descanso, que protege o motorista contra horários e jornadas de trabalho extenuantes. Com ele, também foram encontradas duas cartelas de rebite, utilizadas para “disfarçar” o sono.
Com isso, o motorista foi convidado a fazer o teste de “drogômetro”, em um equipamento que consegue identificar até 15 tipos de drogas ilícitas através de gotículas de suor. Com o resultado positivo para cocaína, o homem foi preso pelo crime de trânsito de dirigir sob influência de substância psicoativa.
Em revista no caminhão, ainda foram encontradas 10 munições calibre 38, em embalagem comercial, que o caminhoneiro disse ter adquirido em Manicoré (AM) para entregar a um conhecido em Brasília (DF). Diante disso, ele também deve responder por porte ilegal de arma de fogo de uso permitido.
Drogômetro
O uso do equipamento para a aplicação de multas ainda não está regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), no entanto, por ser um aparelho aferido pelo Inmetro, o laudo pode ser usado como meio auxiliar de prova legalmente admitido.
0 Comentários