Prefeito Moisés Garcia Cavalheiro (MDB)
Porto Velho, RO - O prefeito de Itapuã do Oeste Moisés Garcia Cavalheiro (MDB), em entrevista ao jornal O OBSERVADOR, informou que o município tem seis casos de Coronavírus, sendo três na área urbana e 3 na rural, um dos casos é do secretário de Saúde Sérgio Antônio Adolfo, que está internado na UTI da AMI na capital.
Segundo o prefeito ele está tendo dificuldades para conscientizar a população, disse que está contando com o apoio da Polícia Militar, pois já mandou fechar casas noturnas, devido o aumento de casos na cidade.
Além dos seis casos de Coronavírus em Itapuã do Oeste, existem 13 casos suspeitos e a preocupação maior do prefeito Moisés Garcia Cavalheiro é com os profissionais da saúde que lidam diretamente com os infectados, pois já existem quatro suspeitos. Os casos de Coronavírus começaram com uma pessoa que veio do Estado do Ceará e outro de Manaus, no Amazonas.
ITAPUÃ DO OESTE
Surgiu com o nome de Itapuã do Oeste, às margens da BR-364, distante 105 km de Porto Velho.
A história da cidade está interligada com o início de extração de minério de cassiterita a partir da década de 1970 e exploração de madeira nos anos 1980/90.
Formação Administrativa
Itapuã do Oeste é um município brasileiro do estado de Rondônia. Localiza-se a uma latitude 09º12'18" sul e a uma longitude 63º10'48" oeste, estando a uma altitude de 0 metros. Sua população estimada em 2015 era de 9.995 habitantes. Possui uma área de 4.081 km², aproximadamente a de Cabo Verde.
O município foi criado com o nome de Jamari, em 13 de fevereiro de 1992, através da lei nº 364, com áreas desmembradas dos municípios de Ariquemes e Porto Velho.
Devido a insatisfação dos moradores com a denominação candeias do Jamari, foi realizado um plebiscito para que retornasse o nome Itapuã do Oeste.
No dia 24 de outubro de 1997, através da lei nº 747 foi dada nova denominação ao Município de Jamari, que passou a denominar-se Itapuã do Oeste.
Por conta da construção da Usina Hidrelétrica de Samuel, Itapuã do Oeste teve seu lençol freático afetado. Nos meses com grande quantidade de chuva, o município sofre com alagamentos com a contribuição do terreno plano na qual a cidade se encontra.
No mês de junho é comemorado a tradicional festa de São João, realizada pela Loja Maçônica. Em Setembro, no dia da Independência, tradicionalmente ocorre a Cavalgada da Independência.
Fonte: O Observador
0 Comentários