Em Porto Velho, residente multiprofissional cria plataforma para que servidores do Hospital de Base se exercitem em casa

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Em Porto Velho, residente multiprofissional cria plataforma para que servidores do Hospital de Base se exercitem em casa

Em Porto Velho, residente multiprofissional cria plataforma para que servidores do Hospital de Base se exercitem em casa
Porto Velho, RO - O projeto intitulado Quarentena Ativa surgiu com a necessidade de “cuidar dos cuidadores”. O criador é o educador físico residente Multiprofissional em Saúde da Família (Remusf), Marcelo Tiago Balthazar, que desenvolve suas atividades no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho.

A plataforma criada contém vídeos com exercícios acompanhados, informações sobre saúde, prática de exercícios físicos e jogos educativos que podem ser realizados no âmbito familiar. Além do acesso à plataforma, o servidor da unidade pode realizar a avaliação física presencial com o residente.

“Observamos a necessidade de elaborar um material para ajudar as pessoas na realização de exercícios físicos durante esse período de quarentena, visando diminuir os impactos da inatividade física e tempo ocioso” afirma o criador da plataforma Quarentena Ativa.

Marcelo também vai acompanhar servidores que contraíram a Covid-19, e já estão curados. “Parte das pessoas acometidas pelo novo coronavírus tem sintomas que afetam o sistema respiratório, logo se sugere o afastamento da atividade física”, o profissional enfatiza que a melhor iniciativa é procurar informação, antes de iniciar os treinos, e se colocou à disposição.

O projeto é voltado para todos os servidores do Hospital de Base, e faz parte do eixo de cuidados com a saúde dos profissionais durante a pandemia, que vem sendo desenvolvido pela Diretoria de Educação, Ensino, Pesquisa e Extensão e acompanhado pelo doutor Edson dos Santos Farias, que é Tutor e orientador ligado à Universidade Federal de Rondônia (Unir).

“Profissionais da instituição e outros voluntários se uniram numa ação colaborativa, propondo, à distância, atividades de educação física, orientações fisioterápicas e para práticas integrativas e complementares em saúde que auxiliem os trabalhadores a vencerem os múltiplos desafios desse período”, disse Patrícia Oliveira, preceptora da residência e coordenadora de educação permanente.

SAÚDE MENTAL

Os servidores da unidade contam, nesse momento, com um call center de apoio emocional, que funciona com o teleatendimento psicológico.

Raquel Gil, diretora do Hospital de Base, destaca a importância da realização de exercícios físicos durante o período de quarentena, “a prática regular de exercícios auxilia na qualidade da nossa saúde física e mental”.




Fonte: Secom

Postar um comentário

0 Comentários