Deputado Cirone Deiró volta a cobrar investimentos para o Complexo Hospitalar de Cacoal

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Deputado Cirone Deiró volta a cobrar investimentos para o Complexo Hospitalar de Cacoal

Deputado Cirone Deiró volta a cobrar investimentos para o Complexo Hospitalar de CacoalPorto Velho, RO - “Durante a votação do decreto que aprovou o estado de calamidade pública, ainda no mês de março, apresentei ao secretário estadual de Saúde (Sesau), Fernando Máximo e ao governador Marcos Rocha (PSL), a necessidade urgente de estruturar os serviços de saúde para receber os pacientes da covid-19”, registrou o deputado Cirone Deiró, durante a sessão, desta terça-feira (26).

O alerta do parlamentar foi motivado pelo crescente casos de pacientes diagnosticados com a doença. O último boletim da Sesau registrou 3.493 casos confirmados pela covid-19, sendo que 320 pacientes estão internados, e outras 133 pessoas morreram em decorrência da doença.

De acordo com o deputado, pelo grande número de pacientes internados nos hospitais de Porto Velho, é possível concluir que essa demanda por leitos hospitalares chegará nas próximas semanas aos municípios do interior que são referência para o atendimento de saúde.

Segundo o parlamentar, o Complexo Hospitalar de Cacoal, que atende uma região com mais de 850 mil pessoas, recebeu de forma improvisada, apenas algumas adequações na estrutura, mas até o momento, a Sesau ainda não apresentou de forma detalhada um plano de ação para o atendimento de pacientes com a covid-19 no Hospital de Emergência e Urgência (Heuro) e o Hospital Regional, e nem mesmo realizou os investimentos básicos.

Durante o discurso, o deputado disse ao secretário Fernando Máximo que não basta fazer lives com promessas de ações que estão atrasadas para socorrer as vítimas da covid-19. Segundo ele, apesar das muitas lives, até o momento o secretário ainda não foi ao município de Cacoal conhecer as necessidades de investimentos no Complexo Hospitalar.

“Até o momento, contamos apenas com a dedicação e o compromisso dos profissionais que atuam naquele Complexo Hospitalar. A Secretaria precisa fazer sua parte para dar condições de trabalho a esses profissionais”, relatou o parlamentar, ao cobrar do secretário Fernando Máximo agilidade nos investimentos para a saúde.

Cirone alertou que essa morosidade na tomada de decisões é grave e coloca em risco a vida da população. Ele citou como exemplo a proposta do deputado Laerte Gomes, presidente da Assembleia, que apresentou ao governador Marcos Rocha a necessidade de contração, em Ji Paraná, de 40 leitos hospitalares, incluindo UTIs, exames clínicos e a disponibilidade de profissionais de saúde, apoio administrativo e limpeza.

“O deputado Laerte Gomes chegou a fazer um levantamento prévio para identificar uma estrutura adequada para atender essa demanda urgente, e constatou que o Hospital Cândido Rondon- HCR tem a estrutura necessária para fazer esse atendimento emergencial. Fez essa indicação ao Governo e até o momento não temos nenhuma posição do secretário de saúde em relação a essa proposta. Enquanto isso, o município de Ji Paraná, já registrou cinco mortes pela covid-19”, lamentou.




Fonte: DECOM/ALE

Postar um comentário

0 Comentários