Porto Velho, RO - O prefeito de Guajará-Mirim, Cícero Noronha, publicou em sua rede social um vídeo mostrando a chegada de um caminhão contendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s), e outros produtos para uso ao atendimento e enfrentamento ao COVID – 19 nas unidades de saúde no Município.
O Município entrou em alerta máximo no último final de semana com a ocorrência de cinco óbitos causados pelo vírus e a Prefeitura foi muito cobrada pela população, pela Câmara de Vereadores e principalmente pelos servidores municipais das unidades por não oferecer estrutura e condições de trabalho.
Noronha reconheceu a situação e disse que as dificuldades na obtenção de material não são apenas de Guajará-Mirim, mas em todas as cidades que hoje são focos da pandemia no Brasil inteiro. Ele assegurou que, a partir de agora, o Executivo sair do discurso e a todo dia uma nova medida será anunciada.
O prefeito disse que após a chegada dos produtos, ele deverá assinar e publicar um decreto ainda esta semana com as medidas de enfrentamento à pandemia no Município. De acordo com o prefeito, os óbitos ocorridos na semana passada são de pacientes que já chegaram em estado grave ao hospital da cidade.
“É bom lembrar que ao Município é encarregada a função de tratamento dos casos de atenção básica, cabendo ao Estado, o tratamento dos casos complexos”, ressaltou. Esta semana, o prefeito reunirá médicos, enfermeiros, e farmacêuticos para a mudança do protocolo de tratamento de pacientes com Hidróxido de cloroquina.
O secretário municipal Douglas Dagoberto também fez um pronunciamento direto do Almoxarifado tranquilizando a população e endossou as declarações do prefeito. Segundo ele, dentre os materiais estão álcool em gel glicerinado, luvas, protetor facial, aventais, viseiras, mascaras, máscara N 95, Propé, e touca.
De acordo com o farmacêutico Ricardo, da Secretaria de Saúde, as unidades de saúde possuem medicamentos para tratamento sintomáticos de síndromes gripais e que muitas compras de medicamentos efetivadas em fevereiro desse ainda não foram entregues. Atualmente, o Município ainda possui 440 testes rápidos para Covid – 19.
Fonte: O OBSERVADOR
0 Comentários