12 de maio.
BOM DIA!
COMEMORA-SE:
Dia Internacional dos Enfermeiros, homenagem ao trabalho e contributo dos enfermeiros e enfermeiras para a proteção da saúde humana.Dia do Engenheiro Militar. Católicos comemoram São Pancrácio, Santa Joana de Portugal.
FATOS:
1551 — Fundada em Lima, Peru, a primeira universidade da América Latina, a Universidade Nacional Maior de São Marcos.
1820 — Nasce Florence Nightingale, enfermeira britânica, considerada a "mãe" da enfermagem moderna.
1926 — O dirigível italiano Norge torna-se o primeiro dirigível a sobrevoar o Polo Norte.
1982 - O Papa João Paulo II foi alvo de um segundo atentado, durante uma missa na cidade de Fátima, em Portugal. Foi a segunda tentativa de assassinato.
2001 - Morre Valdir Pereira, apelido Didi, campeão Mundial de Futebol em 1958 e 1962.
FOTO DO DIA:
Há dois séculos nascia na Inglaterra Florence Nightingale, a "mãe" da enfermagem moderna. Mas os profissionais de sua especialidade não terão como, nem por que, comemorar essa data, a maior de uma profissão mal remunerada e exposta, sempre, até a serem vítimas de agressões, mas que, ainda assim, valorizam o juramento feito, quando proclamam dedicar suas vidas a serviço da humanidade. Uma data, que, mais do que nunca, deve ser muito honrada, porque agora estamos vivendo um inimigo cruel e um grupo muito exposto a ele é justamente o profissional de enfermagem. Aqui compete, muito bem, a frase do primeiro ministro inglês Winston Churchill, ao referir-se aos aviadores da RAF na Batalha da Inglaterra: “NUNCA, NO CAMPO DOS CONFLITOS HUMANOS, TANTOS DEVERAM TANTO A TÃO POUCOS.”
Fonte: Lúcio Albuquerque
0 Comentários