Mais um vilhenense é vítima de fake news sobre Coronavirus depois de postagem mal interpretada em rede social

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Mais um vilhenense é vítima de fake news sobre Coronavirus depois de postagem mal interpretada em rede social


“Eu não estou com Coronavírus, e nem tive contato”, esclareceu estudante

Porto Velho, RO, Após ser confirmado que uma paciente de 31 anos testou positivo para Covid-19 em Vilhena muitas especulações giraram em torno do assunto, e a identidade da pessoa, que é mantida em sigilo, passou a ser questionada pela população da cidade. Nessa situação, duas mulheres chegaram a ser expostas em redes sociais como infectadas pelo vírus, ambas na segunda-feira, 06.

No primeiro caso, a vítima dos boatos criados na internet é uma executiva do segmento financeiro, que publicou nota desmentindo estar com a doença . Logo em seguida começaram rumores sobre a empresária Daiane Souza Oliveira, de 28 anos, que precisou gravar um vídeo em companhia do médico André Oliveira , diretor do Hospital Regional, para confirmar que seus exames para o Coronavirus deram negativo. Ambas afirmaram que levarão os casos à Justiça.

Já na quarta-feira, 08, o estudante Samuel Borges também se tornou vítima dos boatos criados na internet. Após uma publicação em uma rede social, em que dizia “15 dias com corona em vha, nunca mais eu saio”. O rapaz também foi apontado como um paciente testado positivo.

Ao ser procurado pela FOLHA, ele disse que não sabia o que estava acontecendo e esclareceu que a frase foi mal interpretada. Samuel só ficou por dentro da situação quando uma pessoa com quem estuda lhe perguntou se ele estava infectado.

Quando lhe foi dito sobre a postagem, ele precisou explicar que a mensagem que quis passar se referia a ter uma pessoa que estava na cidade há 15 dias, com o vírus, como publicaram os sites de notícias. “Eu não estou com Coronavírus, e nem tive contato; estou em quarentena em casa, e é isso”, afirmou.

Vale ressaltar que em Vilhena há apenas uma pessoa que teve resultado positivo, e ela está em isolamento na área rural do município. Porém, as fake news e as especulações criadas em torno do caso tem confundido a cabeça das pessoas.

No caso da empresária, por exemplo, após ela apresentar seu exame negativo, a Prefeitura Municipal precisou ressaltar que há, sim, uma pessoa contaminada para que os munícipes continuassem com as medidas de prevenção, porque há quem chegou a cogitar não ter nenhum caso na cidade e divulgar a informação sem checar sua veracidade.

A Secretaria de Comunicação informou que continuará divulgando os dados sobre o COVID-19 em Vilhena, como número de casos suspeitos, confirmados e descartados, mas, sempre será preservada a identidade dos pacientes, e não serão dadas informações adicionais que possam causar o mesmo que aconteceu na vida de Daiane, que passou a receber ameaças por causa de uma mentira. A atitude segue a orientação da Secretaria Municipal de Saúde, que tem compromisso com a ética médica, e da Procuradoria Geral do Município, que responde juridicamente pela Prefeitura Municipal.


Fonte: Folha do Sul

Postar um comentário

0 Comentários