Muitos eleitores saíram de casa mais cedo na manhã desta quarta-feira (9), último dia para regularizar do título de eleitor, e formaram uma grande fila ao redor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em Porto Velho. Segundo informou órgão, até as 11 horas, 1 mil atendimentos já tinham sido realizados.
Um dos eleitores é Francisco de Assis, de 43 anos, que saiu de casa 6 horas para pegar uma das primeiras senhas. “Eu tive que vir cedo porque como eu trabalho o dia todo eu precisava pegar uma das primeiras senhas pra receber o atendimento e ir direto para o trabalho. Meu titulo foi cancelado e para não ficar sem votar essa eleição eu tive que vim me regularizar”, disse.
“Estou problema na biometria e hoje que consegui tirar um tempo para me regularizar. Eu cheguei aqui eram 9 horas pra enfrentar a fila e só saio daqui depois que resolver meu problema porque não quero ter outros problemas futuros”, disse Aline Silva, de 21 anos.
A dona de casa Maria Madalena não votou na eleição passada e também teve que procurar o atendimento no TRE. “Eu não estava na cidade na última eleição e não cheguei a tempo de votar por isso vim me regularizar. Deixei pra última hora porque minha vida é muito corrida e consegui me organizar e vim hoje”, diz.
Quem deve procurar o TRE
Os eleitores que estão com pendências na Justiça Eleitoral, querem alterar o domicílio eleitoral, eleitores cancelados na biometria, jovens que vão emitir o primeiro título, quem tem multas a pagar ou querem transferir o título de um município para o outro devem procurar o cartório eleitoral mais próximo de sua residência portando os documentos pessoais.
Ainda conforme o TRE os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem informar sua situação à Justiça Eleitoral para que passem a votar numa seção eleitoral especial nas Eleições 2018.
Com objetivo de melhor atender os cidadãos com deficiência ou mobilidade reduzida, a Justiça Eleitoral rondoniense já cadastrou mais de 370 seções eleitorais especiais na capital e nos municípios do interior, para o pleito de 2018.
O eleitor que não compareceu na biometria em 2017 e que não realizar o recadastramento com dados digitais até 9 de maio continuará com título cancelado e sofrerá vários impedimentos previstos no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965).
Pontos de atendimento
Os procedimentos podem ser realizados no TRE na Avenida Presidente Dutra, 1889, Baixa da União das 8 às 18 horas; no prédio do Tudo Aqui no Centro da capital das 8 às 17 horas e no Porto Velho Shopping das 10 às 21 horas.
Eleitores aguardando atendimento na sede do TRE em Porto Velho (Foto: Uil Cavalcante/RONDONIAGORA)
Diversos eleitores já haviam buscado atendimento em dias anteriores (Foto: Uil Cavalcante/RONDONIAGORA)
Mais Notícias
0 Comentários