Bolívia inunda e rio Madeira pode voltar a isolar estado do Acre

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Bolívia inunda e rio Madeira pode voltar a isolar estado do Acre



O início de 2018 vem sendo de muita chuva na Bolívia, nesta última terça-feira (2), bairros foram inundados, carros ficaram submersos nas ruas, serviços de transportes foram paralisados e houve corte do serviço de energia elétrica, isso após a inundação do rio na cidade de Santa Cruz de La Sierra.





Essa situação afeta diretamente o território brasileiro, pois com a elevação do rio na Bolívia, sobe o nível do rio Madeira, em Rondônia, fato semelhante ao acontecido durante a grande cheia de 2014, que inundou parte da cidade de Porto Velho e destruiu grandes áreas dentro do território boliviano.





De acordo com o diretor da Defesa Civil Municipal, Marcelo Silva dos Santos, o nível do rio em Porto Velho vem oscilando fortemente, isso devido à intensidade da chuva no país vizinho.





“As chuvas intensas na Bolívia influenciam no aumento do rio aqui em Porto Velho. Embora a cota de alerta do CPRM seja de 15 metros, a Defesa Civil decreta com 14 metros pelo fato de que muitas casas são atingidas em determinadas áreas”, disse Marcelo Santos.





Caso a subida do rio continue em uma constante, é provável que mais uma vez o estado do Acre fique isolado por terra, isso porque o rio Madeira corta a BR-364, que liga o estado ao restante do Brasil. As autoridades já estão em alerta, mas garantem que até o momento o rio Madeira apresenta ciclo natural aos anos anteriores.





Até o final da manhã desta quarta-feira (3), o rio Madeira apresentou 12,96 de nível e apresentou um leve descenso em sua média do último mês de dezembro, que está entre 13 e 14 metros. Mas, com a chuva que caiu no Bolívia em região considerada como a Zona de Convergência do Atlântico Sul – ZCAS é provável que o rio comece a apresentar uma rápida subida nos próximas dias.

Postar um comentário

0 Comentários