Cheirinho verde? Derrapada de 2009 pode servir de lição para o Palmeiras

Editors Choice

3/recent/post-list

Geral

3/GERAL/post-list

Mundo

3/Mundo/post-list
Na Mira do Povo

Cheirinho verde? Derrapada de 2009 pode servir de lição para o Palmeiras

Cheirinho verde? Derrapada de 2009 pode servir de lição para o Palmeiras de hoje

Palmeirense que achava que a campanha no Brasileirão de 2009 de nada serviria ao clube se enganou. Tudo bem que naquele ano a frustração pela perda do título do Campeonato Brasileiro foi grande, mas é justamente um panorama idêntico em comparação ao atual torneio que permite ao Verdão ainda sonhar com o bicampeonato nacional.


Na época em que era comandado por Muricy Ramalho, o Verdão chegou na 23ª rodada com 13 pontos de diferença para o Flamengo, então 11º colocado. O final daquele ano todo torcedor lembra, com os rubro-negros em festa pela conquista e os palmeirenses fora até do G-4. Mas a lição pode ser aplicada agora ao time de Cuca, na quarta posição e com os mesmos 13 pontos de desvantagem para o hoje líder Corinthians.


Semanalmente, a possível briga pelo bicampeonato em 2017 volta a ser assunto na Academia de Futebol. E o discurso de resposta tem sido quase unânime entre atletas, comissão técnica e diretoria: somar o maior número de pontos possível, ter a melhor campanha do returno para depois, se a queda de rendimento dos rivais permitir, sonhar com o título. Para evitar mais pressão e cobranças, o objetivo é permanecer no G-4 para assim conseguir uma classificação direta para a Libertadores do ano que vem.


Nas contas do técnico do Corinthians, Fabio Carille, uma pontuação de 78 pontos deve ser suficiente para o título do Campeonato Brasileiro deste ano. Em termos de comparação, o Verdão somou 80 pontos na temporada passada.


Com 37 pontos, restariam aos palmeirenses mais 41 pontos a serem alcançados nas últimas 15 rodadas, o que representaria um aproveitamento quase que perfeito (já que há 45 pontos em jogo). Mas uma eventual queda de produção dos rivais diretos pode deixar a meta mais flexível.


No returno, por exemplo, o Corinthians só somou três de 12 pontos possíveis, sendo a terceira pior campanha do período. Em 2009, os alviverdes caíram tanto de produção na reta final que terminaram o torneio fora da zona de classificação para a Libertadores - o Rubro-Negro confirmou o título com "apenas" 67 pontos em 38 jogos.


O Palmeiras ainda tem pela frente no Brasileirão: Coritiba (casa), Fluminense (fora), Santos (casa), Bahia (casa), Atlético-GO (fora), Ponte Preta (casa), Grêmio (fora), Cruzeiro (casa), Corinthians (fora), Vitória (fora), Flamengo (casa), Sport (casa), Avaí (fora), Botafogo (casa) e Atlético-PR (fora).



No ano passado, muito em virtude do sucesso na campanha de 2009, torcedores brincaram que a perseguição do Flamengo ao Palmeiras permitia aos rubro-negros sentirem o "cheirinho" do título. Cuca, Gabriel Jesus, Moisés, Jailson e companhia, porém, não deram brechas aos rivais cariocas. Será que 2017 os corintianos sofrerão com o "cheirinho verde"? A resposta virá nas próximas rodadas do Brasileirão.

Postar um comentário

0 Comentários